Share |

Cultura no exercício do Direito à Cidade

A cultura é um direito fundamental que deve ter dois pólos: a disponibilização de uma oferta diversificada e de qualidade, que garanta o acesso universal, e a criação de condições para a livre criação artística. Para a cultura ser um direito de acesso pleno na cidade de Lisboa, o Bloco de Esquerda propõe:

 

I) Passe Cultural

Criar um Passe Cultural em parceria com as instituições culturais da cidade que permita o usufruto, a custos acessíveis, dos teatros, museus e salas de espetáculo.

 

II) Juntar os agentes culturais

Criar uma estrutura de participação de todos os agentes culturais, que atuam na cidade, para melhorar e democratizar a oferta.

 

III) Expandir a rede de Bibliotecas Municipais

Expandir a rede, dotá-las de wi-fi e criar um periodo noturno, com programação cultural, para dar vida às bibliotecas da cidade, que devem ter horário alargado para permitir utilização pós-laboral.

 

IV) Fortalecer a Rede de Teatros Municipais

É preciso garantir estabilidade às companhias teatrais em espaços camarários, reforçar o financiamento do Teatro Municipal São Luíz e do Teatro Maria Matos.

 

V) Apoiar a criação cultural - Espaço Liberdade para Criar

Implementar uma rede de espaços destinados a acolher artistas e organizações culturais não profissionais ou profissionais que não dispõe de espaço de ensaio e criação, permitindo-lhes melhores condições para o exercício das suas atividades.

Sugestões recebidas:

«Criação e apoio a eventos culturais que discutam os modelos de cidade que queremos. Tais eventos devem ser incentivados nos agentes culturais da cidade, mas devem ser participados pena autarquia, procurando esta ter um feedback constante dos seus habitantes e encontrar as melhores soluções num processo participativo bottom-up, único processo verdadeiramente sustentável.»

JMS, Belém

 

«Penso que uma ideia perfeitamente exequível seria montar uma rede de Wi-Fi gratuita para alguns espaços públicos como parques e jardins.»

JR, São Vicente

 

«Não creio que se deva aumentar o financiamento aos teatros Municipais sem garantia de integração nos seus programas de atividades de novos artistas, novas correntes, etc.»

SC, Olivais