Share |

Acabar com o plástico na noite de Lisboa

No território da Junta de Freguesia da Misericórdia estão concentrados alguns dos principais pólos de divertimento noturno da cidade. Segundo dados da mesma Junta, o Bairro Alto, a Bica e o Cais do Sodré têm uma afluência de cerca de 400.000 pessoas por fim-de-semana, provocando uma intensa produção de lixo que os fregueses têm denunciado.

A acumulação de copos de plástico não reutilizáveis, disponibilizados pelos estabelecimentos para consumo no exterior dos mesmos, tem um enorme impacto nos serviços prestados pela Junta. A quantidade de plástico recolhido significa uma sobrecarga nos serviços de limpeza, o que resulta numa redução da eficácia na manutenção de níveis de higiene urbana, desejáveis para toda a Freguesia, e representa um enorme impacto ambiental. Todos os dias, milhares de copos de plástico são recolhidos pelos serviços de higiene urbana. O orçamento de 2018 da Junta de Freguesia da Misericórdia contempla mais de 30% do seu valor para a higiene urbana, colocando em risco outras rubricas orçamentais muito importantes para esta área da cidade, tais como a Educação, a Cultura, o Desporto e a Ação Social.

Durante a campanha, o Bloco de Esquerda da Misericórdia colocou no seu programa a prioridade de acabar com a circulação de copos de plástico não reutilizáveis nas zonas de divertimento noturno da Freguesia, através da criação de um sistema de reutilização de copos capaz de mitigar o impacto causado, tendo como referência modelos já em uso em outras cidades europeias e em eventos pontuais em Portugal. No cumprimento do seu programa eleitoral, a bancada do Bloco de Esquerda viu aprovada por unanimidade a recomendação que apresentou em reunião da Assembleia de Freguesia, realizada no passado dia 22 de Dezembro, para a criação de um Grupo de Trabalho conjunto, com o objectivo de analisar, estudar e propor a implementação de um futuro sistema de reutilização de copos plásticos. A solução poderá passar pela adoção de um sistema de depósito, à semelhança do que acontece com o vasilhame de vidro, dando valor pecuniário aos copos, de forma a que sejam devolvidos no final da noite.

A introdução de um sistema de copos reutilizáveis, com valor reembolsável, será uma forma de compensar a redução orçamental causada pela diminuição de fregueses, reforçar a eficiência da atividade de higiene e limpeza e irá pôr um fim à enorme pegada ecológica que resulta do uso do plástico. 

Cátia Severino - eleita pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia da Misericórdia

 

André Soares - Antropólogo