Bloco reúne com Rede Europeia Anti-Pobreza

Uma delegação do Bloco de Esquerda composta por Ana Abreu, autarca na Freguesia de Penha de França, Helena Pinto, da Concelhia de Lisboa, José Casimiro, autarca na Assembleia Municipal e Mamadou Ba, Gabinete Municipal de Lisboa foi recebida esta 5.ª feira, dia 11 de Outubro na EAPN Portugal /Rede Europeia Anti-Pobreza de Lisboa, por Maria José Domingos, Técnica do Núcleo Distrital de Lisboa, Paulo Santos e Cristina Cruz ambos do Observatório de Luta Contra a Pobreza na cidade de Lisboa. O encontro realizou-se a pedido do Bloco de Esquerda no âmbito da Campanha contra a Pobreza.
Durante a reunião, foram abordados vários temas relacionados com a pobreza, nomeadamente a situação da pobreza em Lisboa no contexto actual de crise, os indicadores formais e “ informais” de pobreza, a articulação entre os diversos actores intervenientes nas respostas sociais e políticas  à problemática da pobreza.
Recolheu-se informação vária e sistematizada de “Retrato Social de Lisboa” sobre dados relevantes e indicadores da situação da pobreza em Lisboa que também poderá ser consultada através do site (http://observatorio-lisboa.eapn.pt/).  Para além das muitas preocupações demonstradas sobre a agudização da pobreza resultante do contexto actual, o Observatório de Luta Contra a Pobreza na cidade de Lisboa manifestou também particular preocupação com o fenómeno político e social de estigmatização social e de hierarquização da pobreza, em que se procura catalogar uns como os “bons” e outros como os “maus” pobres!
Este encontro enquadra-se no roteiro de encontros e contactos com instituições e organizações não governamentais que o Bloco de Esquerda irá realizar nos próximos meses de modo a conhecer em concreto a situação social da população do concelho de Lisboa, que culminará com uma Audição Pública na Assembleia Municipal, onde serão apresentadas as propostas concretas na área das políticas sociais públicas.