Share |

Sala de consumo assistido em Lisboa sem data nem local

p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }

Na sessão da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), que decorreu ontem no Fórum Lisboa, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda colocou duas perguntas à Câmara. A primeira, relacionada com a taxa turística, que começou a ser implementada no município, e outra sobre a criação de uma sala de consumo assistido em Lisboa. A resposta à segunda pergunta foi: a Câmara ainda não tomou decisão, nem do local nem da data.

Esta resposta criou alguma surpresa ao Grupo Municipal do Bloco de Esquerda, uma vez que esta sala de consumo assistido já esteve prevista para abrir na Mouraria até ao fim de 2014, passando depois a localização, no ano seguinte, a estar prevista para a Alta de Lisboa. Pela resposta obtida ontem parece que voltamos ao ponto de partida e a Câmara não tem data nem local para a instalação de uma sala de consumo assistido em Lisboa. As proclamações de intenção por parte da CML, não passaram disso mesmo.

Como dissemos em Fevereiro deste ano, numa recomendação apresentada em plenário da AML, aprovada por maioria, “a criação de salas de consumo assistido é uma medida fulcral no âmbito da estratégia de redução de riscos e minimização de danos, pois permite prevenir doenças transmitidas pela forma de administração de substâncias, evitar situações de overdose e sensibilizar os toxicodependentes para o tratamento”, e por isso não percebemos esta resposta da CML.