Share |

Concelhia de Lisboa é solidária com o povo da Palestina

Na mesa dos palestrantes estava o embaixador da Palestina, Hikmat Ajjuri, Jorge Cadima, dirigente do Movimento pelos direitos do povo Palestino e pela paz no Médio Oriente (MPPM) e ainda o gerenal do exército Pezarat Correia, que fizeram o enquadramento histórico, mas também político e humanitário desta data trágica para o povo palestiniano.

Nakba é uma palavra árabe que significa catástrofe ou calamidade e no dia 15 de Maio, de 1948, Israel iniciou a expulsão do povo da Palestina dos seus territórios levando à migração forçada de milhares de refugiados ao longo destes anos. A Nakba traduziu-se ao longo destes anos em 15 000 palestinianos mortos, 750 mil refugiados e mais de 400 aldeias destruídas.

O Bloco de Esquerda está ao lado do povo palestino e não deixará de exercer pressão política para que a questão da ocupação dos territórios da Palestina seja revertida em libertação e independência.

O Embaixador da Palestina em Portugal Hikamt Ajjuri assinalou ainda que conta com os portugueses e as portuguesas bem como com os cidadãos lisboetas para que exerçam pressão sobre as instâncias nacionais de forma a chamar à atenção para a causa do povo palestiniano, que tem vindo a sofrer de atropelos graves aos seus direitos numa injustiça que o mundo parece não querer ver.