Share |

Contra os despedimentos na Orquestra Metropolitana de Lisboa

Foto de Paulete Matos

 

A Orquestra Metropolitana de lisboa está em luta pela resolução dos seus problemas de asfixia financeira e contra o despedimento colectivo de trabalhadores. Neste quadro, conjuntamente com o CENA, Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espetáculo e do Audiovisual, os trabalhadores da OML convocaram para hoje um dia de greve, com várias actividades, entre quais se destacam um concerto/protesto na Praça do Município, um debate intitulado  “A encruzilhada da Metropolitana" e uma festa/concerto ao fim da tarde.

No dia 28 de Fevereiro deste ano, o Bloco de Esquerda fez aprovar por maioria, na AML, uma deliberação em defesa da OML.

Apesar desta deliberação e da luta dos trabalhadores, sete trabalhadores (2 dirigentes sindicais, delegado e subdelegado sindical e o presidente da comissão de trabalhadores) foram alvo de um processo de despedimento colectivo em represália ao seu envolvimento na luta pela defesa da Orquestra Metropolitana e dos direitos laborais dos seus trabalhadores.

No concerto/protesto hoje organizado na Praça do Município,  o Bloco de Esquerda marcou presença e, pela voz da deputada Catarina Martins, manifestou a sua solidariedade com os trabalhadores da OML e reafirmou o seu empenho em trabalhar em conjunto para salvar a OML e opor-se ao despedimento politico dos seus trabalhadores.