Share |

Contra a proibição do consumo de álcool no espaço público

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou um conjunto de recomendações à Câmara Municipal de Lisboa no sentido de proibir o consumo de álcool no espaço público da zona ribeirinha da cidade. Esta recomendação no sentido de que o município promovesse “o exercício do magistério de influência para que seja produzida legislação no sentido de condicionar o consumo de álcool no espaço público” apenas mereceu os votos contra dos deputados do Bloco de Esquerda e de quatro independentes. 

 

Estas medidas proibicionistas sobre o consumo de álcool em espaço público apenas constituem um ataque às liberdades individuais no sentido de se promover uma falsa higienização da zona ribeirinha e da cidade, que nada resolvem os problemas destas zonas e que apenas acentuam uma visão retrógrada dos usos do espaço público. Para além disto, este proibicionismo conservador apenas  potencia a expulsão dos jovens do espaço público, em particular dos jovens com mais dificuldades económicas para recorrer aos estabelecimentos noturnos caracterizados por preços de entrada e de consumo substancialmente mais elevados. 

 

Para o Bloco, não se combate o ruído e outros problemas destas zonas com mais videovigilância, em que todos e todas são suspeitos por usarem espaço público, nem com mais medidas proibicionistas sobre os usos, os consumos e as sociabilidades em espaço público. Infelizmente, ficámos sozinhos na defesa das liberdades individuais e do uso do espaço público pelos jovens e pela sociedade. Ninguém pense que desistiremos desta moderna conceção da cidade, do espaço público e das liberdades individuais.