Share |

Faleceu Jorge Nascimento Fernandes

Morreu na madrugada desta segunda-feira o biólogo Jorge Nascimento Fernandes. Profissionalmente, desenvolveu a sua atividade na Administração Pública, na área do ambiente, tendo representado Portugal em diversas comissões técnicas internacionais. Trabalhou também como consultor no seu domínio de atividade.

Foi dirigente da associação de estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa e também do cineclube universitário da mesma cidade.

Militante do PCP na clandestinidade, viria desligar-se do partido e integrou a Comissão Instaladora da Renovação Comunista em 2005, ao lado de militantes como João Semedo, Paulo Fidalgo, António Avelãs ou João Bau, entre outros.

Aderiu depois ao Bloco de Esquerda, tendo exercido o mandato de deputado municipal em Lisboa, em substituição de outros camaradas, tanto no último quanto no atual mandato.

No debate no interior do Bloco de Esquerda, publicado na tribuna Debate Aberto no Esquerda.net, a seguir às últimas eleições legislativas, publicou a contribuição: Algumas considerações sobre a estratégia de unidade do Bloco de Esquerda.

Analista político experiente e de escrita fluente, era o autor do blog Trix-Nitrix. Foi neste mesmo blog que escreveu num post-scriptum ao post “Gestor de carreira. A nova oportunidade dos desempregados”: “já tinha escrito este texto há várias meses, simplesmente, dado o meu estado de saúde, não tinha tido coragem para o publicar. Não é que a situação se tenha alterado, encontrei foi força para o fazer. É provável pois que durante algum tempo não publique nada. Ficam portanto avisados, não estranhem a minha ausência.”

O corpo encontra-se nas capelas anexas à Igreja de Santa Joana Princesa, Rua dos Lagares D,El-Rei (para quem circular na Av. EUA vindo de Entre-campos, atravessar a Av Roma e virar na primeira à direita).
O velório começou esta segunda às 18h00 e o funeral sai terça-feira pelas 14h30 para o Alto de S.João onde será cremado.

O Esquerda.net apresenta à viúva e a todos os familiares de Jorge Nascimento Fernandes as suas mais sentidas condolências