Share |

Obras no Caracol da Penha não vão esperar por resultados do Orçamento Participativo

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda apresentou  na Assembleia Municipal de Lisboa uma recomendação à Câmara Municipal de Lisboa (CML) no sentido de não ser tomada nenhuma decisão sobre a instalação de um parque de estacionamento no Caracol da Penha, antes da divulgação dos resultados das votações para o Orçamento Participativo para 2017. Não foi esta a vontade da maioria dos deputados do Partido Socialista e da totalidade dos deputados do PSD que inviabilizaram a proposta.

É conhecida a posição de um movimento de moradores das zonas limítrofes  ao Caracol da Penha que apresentaram uma petição à Assembleia Municipal de Lisboa, subscrita por 2600 pessoas, com vista ao aproveitamento deste espaço para um jardim público, prescindindo da construção de um parque de estacionamento previsto para esta zona. Além desta petição o mesmo movimento apresentou uma proposta no âmbito do processo de Orçamento Participativo, o qual terminou o processo de votação no passado domingo, e do qual ainda não se conhecem os resultados. 

 

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda entende que, numa perspectiva de dignificação dos mecanismos de democracia participativa, deveria a CML esperar pelos resultados da votação do Orçamento Participativo antes de avançar com qualquer obra prevista para aquele espaço. É este o entendimento do Bloco e de uma série de grupos municipais que se juntaram aos deputados do Bloco nesta votação (PAN, MPT, CDS-PP, PCP, PEV).

A proposta de recomendação pode ser consultada neste link.