Share |

Pequeno-almoço nas escolas

No final de 2011, durante o processo de discussão do Orçamento de Estado para 2012, o BE propôs uma verba para que fosse implementado em todas as Escolas da Rede Publica , um serviço de pequeno almoço a todas as crianças, mediante inscrição a ser feita pelas famílias dos alunos.
Na altura, a maioria PSD/CDS olhou para o lado, dizendo que esta necessidade não era verdadeira. O próprio PS não quis acompanhar o BE nesta exigência.
No mês de Março de 2012 foi lançada uma petição sobre este assunto, que recolheu em 3 dias as 4.000 assinaturas necessárias para levar o debate ao Plenário, e que entregou em Abril com cerca de 10.000 assinaturas.
Os cidadãos peticionários, entre os quais o eleito do BE em Alcântara, foram recebidos por vários partidos e pela Comissão Parlamentar de Educação, onde expuseram os motivos da petição, tendo fornecido muitos dados e informações que provaram a necessidade desta medida.
Em 18 de Maio , a petição foi debatida o Plenário da Assembleia e praticamente todos os partidos reconheceram a necessidade deste programa chegar às escolas, para além da saudação fizeram á iniciativa cidadã.
Nesse debate o PSD informou que o governo vai implementar um projecto experimental. A oposição falou da urgência desta medida, pois as situações de fome estavam a aumentar de dia para dia, decorrentes até da situação social grave e do desemprego que o País atravessa..
O BE, pela voz da deputada Ana Drago, sublinhou a evolução dos partidos da maioria e do próprio PS, que finalmente vieram dar razão ao BE.
Ana Drago foi mais longe e apresentou um inquérito, a que muitas escolas responderam, que mostram a importância desta medida chegar com urgência às escolas e que aqui reproduzimos, juntamente com a nota à imprensa enviada nesse mesmo dia 18 de Maio