Share |

PS não quer ouvir cidadãos sobre Caracol da Penha

O grupo Municipal do Bloco de Esquerda apresentou hoje na Assembleia Municipal de Lisboa (AML) uma recomendação à Câmara Municipal de Lisboa (CML) para encetar um processo de diálogo com os moradores das freguesias da Penha de França e Arroios permitindo o seu pronunciamento sobre o Jardim do Caracol da Penha. A recomendação foi chumbada com os votos dos grupos municipais do Partido Socialista e do PNPN – Grupo de cidadãos eleitores Parque das Nações Por Nós.

Existe um espaço com cerca de 8.000 m2, localizado nas freguesias da Penha de França e Arroios, denominado Caracol da Penha que se encontra abandonado há várias décadas. Recentemente a comunicação social divulgou que a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) iniciou alguns trabalhos preparatórios para instalar naquela zona um parque de estacionamento.  Ao mesmo tempo, um grupo de cidadãos, moradores naquela zona, e cientes da necessidade de espaços verdes no bairro, lançou uma petição dirigida à AML para a requalificação daquele espaço verde.

Havendo um grupo de residentes mobilizados para uma proposta sobre aquele espaço seria lógico, no entender do Grupo Municipal do Bloco de Esquerda, que esses moradores fossem ouvidos antes de se avançar com o projecto, recolhendo ideias para o espaço em causa. Não parece ser esse o entendimento dos grupos municipais do PS e do PNPN que votaram contra esta recomendação e que inviabilizaram este processo. Esperemos voltar a falar sobre este assunto, uma vez que existe uma petição a decorrer, e que poderá ser entregue na AML.