Share |

Recomendação do Bloco para salvar o Ateneu é aprovada na AML

O Ateneu Comercial de Lisboa é uma colectividade fundada em 1880, por comerciantes e empregados de comércio de Lisboa, com fins culturais, desportivos e recreativos. Durante a sua história, que percorreu mais de um século, o Ateneu teve um papel importante na formação desportiva e cultural dos habitantes da cidade de Lisboa e acumulou um valioso património cultural móvel.

Acontece que nos últimos anos a situação do Ateneu se tem vindo a degradar encontrando-se agora em processo de insolvência, com plano de recuperação aprovado.

Atentas a este facto um grupo de cidadãs mobilizou-se através de uma petição chamada "Vamos salvar o Ateneu", que mobilizou mais de um milhar de assinaturas pela defesa deste espaço do centro de Lisboa.

Esta petição foi discutida na Assembleia Municipal de Lisboa, na última sessão plenária. Nesta sessão o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda apresentou uma recomendação à Câmara Municipal de Lisboa com três pontos: uma classificação do património mobiliário do Ateneu Comercial de Lisboa como património móvel de interesse municipal, promovendo a sua inventariação e preservação, adoptando todas as medidas preventivas necessárias a tal desiderato; a classificação do Palacete dos Condes de Povolide, na Rua de Santo Antão como património imóvel de interesse municipal, promovendo a sua classificação e preservação, e , por último que a própria CML adquira, designadamente através do exercício do direito de preferência, o Palacete dos Condes de Povolide, na Rua de Santo Antão. A recomendação apresentada pelo GM do BE foi aprovada, em todos os seus pontos.

Isto significa que mais um passo foi dado para salvar este espaço e o seu espólio, salvaguardando um valioso património cultural móvel, assim como um edifício notável, que no entender do Bloco de Esquerda, se deve manter como uma infraestrutura cultural e desportiva, para uso dos cidadãos de Lisboa, e não para ser alvo de especulação imobiliária.

O GM do Bloco de Esquerda irá continuar a acompanha este caso na Assembleia Municipal, tudo fazendo para salvar o Ateneu.