Share |

Reunião com RSB

 

Esta reunião resultou de uma carta enviada pelo STML para o presidente da CML sobre a reestruturação em curso no RSB e que foi remetida também à Assembleia Municipal de Lisboa e a todos os grupos municipais.

Os bombeiros manifestaram a sua total oposição à reestruturação em curso, dando exemplos concretos de como esta iniciativa do executivo de António Costa está a por em risco a segurança dos bombeiros e, sobretudo, da população de Lisboa. Os riscos acrescidos reflectem-se não só ao nível de incêndio e salvamento, mas também em acidentes em que é necessária intervenção de desencarceramento ou em casos em que os mergulhadores do RSB têm de actuar. Esta reestruturação resulta de uma visão economicista do serviço público prestado pelo RSB. Os cortes notam-se também ao nível de equipamentos de protecção individual dos bombeiros (fatos, capacetes, etc.) e de equipamentos pesados como por exemplo auto-escadas.

O Bloco de Esquerda tem acompanhado esta luta dos bombeiros de Lisboa, tanto com presença e solidariedade na greve realizada no final de 2011 como através de iniciativas e intervenções na AML. Continuaremos ao lado dos bombeiros nesta luta por mais segurança e condições de trabalho para estes profissionais que resultam necessariamente em mais segurança para os habitantes de Lisboa.