Share |

Voto 024/06( BE) - Pelo falecimento de António Loja Neves

Agendado: 29 de maio de 2018
Debatido e votado:
Resultado da Votação:
Passou a Deliberação:
Publicação em BM:

VOTO DE PESAR

ANTÓNIO LOJA NEVES

Nascido na Madeira, António Loja Neves era jornalista do Expresso há mais de 30 anos. Além de jornalista e escritor, trabalhou também na área do cinema, em programação, realização, e em festivais ou como júri.

Em 2001, ganhou o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores em 2001, pelo livro “Barcos, íntimas marcas”. Recentemente, publicou, com Margarida Neves Pereira, o livro “Arménia: Povo e identidade”, pela Tinta-da-China.

Esteve na fundação da Federação Portuguesa de Cineclubes, da Apordoc - Associação Pelo Documentário e do Panorama - Festival do Documentário Português, foi co-organizador dos Encontros Internacionais de Cinema de Cabo Verde e comissariou mostras de filmes lusófonos em vários países. Foi diretor da revista Cinearma, passou pela Cinema Português e pelo semanário África. Realizou os documentários “Ínsula” (1993) e “O silêncio” (1999), o último com José Alves Pereira.

António Loja Neves foi ainda militante do Bloco de Esquerda e um dos fundadores do SOS Racismo, tendo sido uma das figuras centrais do movimento nos seus primeiros anos de vida. Como refere Mamadou Ba, dirigente do SOS Racismo: “Apaixonado por livros, cinema e Cabo Verde, Loja Neves participou em muitas das nossas atividades ao longo dos anos. Quer nas ações de formação (Tocha), quer nos debates em escolas, quer na elaboração de material didático, quer nos ciclos de cinema, quer na Agenda anual. Não apenas a participar, mas a organizar e a incentivar-nos nos momentos mais complexos (que os houve). Aprendemos muito com o seu espírito crítico e de militância solidária.”

Como escreve o semanário Expresso, num artigo de Manuela Goucha Soares: “Foi contestatário até ao fim e morreu este sábado depois de uma tarde na Feira do Livro, a autografar o recém publicado “Arménia”. Era um avô que todas as segundas-feiras tomava conta do neto e um homem de paixões, causas e empenhamentos, que queria ter música cabo-verdiana no último adeus”.
Esta terça-feira 29 de maio terá lugar, entre as 19h00 e as 21h30, uma cerimónia de amizade e homenagem na Rua das Gaivotas n° 6, espaço do Teatro Praga, que fica na Rua das Gaivotas, nº 6.

Assim, a Assembleia Municipal de Lisboa, reunida em 29 de maio de 2018, delibera, ao abrigo do artigo 25.º, n.º 2 alíneas j) e k) do Anexo I da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro:

1. Prestar a sua homenagem à memória de António Loja Neves, expressando o seu pesar à família e fazendo um minuto de silêncio em sua homenagem;

Lisboa, 29 de maio de 2018
As deputadas e os deputados municipais, eleitos pelo Bloco de Esquerda,

Isabel Pires
Rui Costa
Beatriz Gomes Dias
José Casimiro

AnexoTamanho
Voto 024/06( BE)411.12 KB