Voto de Pesar pelo falecimento de José Arruda

No passado domingo, dia 27 de janeiro, faleceu inesperadamente o Comendador José Arruda, da Presidente da Direção Nacional da Associação dos Deficientes das Forças Armadas.

Nascido a 10 de março de 1949, em Movene, Moçambique, José Arruda efetuou o curso da Escola Comercial em Lourenço Marques, hoje Maputo. Integrou também a Equipa de Basquetebol, no Grupo Desportivo, onde desenvolveu uma promissora carreira de atleta, até 1971, altura em foi obrigado a integrar o serviço militar obrigatório.

Tendo sido mobilizado para a Guerra Colonial, foi ferido com gravidade em 1971, num acidente que levou à amputação parcial de um braço e à cegueira.

José Arruda participou no movimento de apoio à criação do estatuto do deficiente das Forças Armadas bem como da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA).

Ao longo da sua vida, foi sempre um homem interventivo socialmente, defendendo a dignidade e os direitos das pessoas com deficiência por oposição ao modelo caritativo. Participou em diversas associações, entre as quais a já citada ADFA, a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), a Federação de Desporto para Deficientes, a Associação de Apoio aos ex-Combatentes Vítimas de Stress de Guerra (APOIAR) ou na Associação de Jovens Deficientes (AJOV).

José Arruda foi um homem de Abril, intrépido defensor da liberdade, dos direitos humanos e de uma sociedade mais justa para todos. O legado de José Arruda ficará para sempre na história da luta dos direitos das pessoas com deficiência bem como dos deficientes das forças armadas.

Saudamos em especial a sua família bem como todos os seus camaradas de luta.

Assim, a Assembleia Municipal de Lisboa, reunida a 29 de janeiro de 2019, ao abrigo do disposto no artigo 25.º, n.º 2, alíneas j) e k) do Anexo I da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, na sua actual redacção, delibera:

1. Manifestar profunda consternação pelo falecimento do cidadão socialmente empenhado que foi José Eduardo Gaspar Arruda, exprimindo aos seus familiares e camaradas de luta o seu sentido pesar, fazendo um minuto de silêncio em sua homenagem;

2. Saudar as associações em que José Arruda participou ativamente: ADFA, ACAPO, Federação de Desporto para Deficientes, APOIAR, AJOV;

3. Enviar este voto às organizações acima designadas.

Lisboa, 29 de janeiro de 2019

As deputadas e os deputados municipais, eleitos pelo Bloco de Esquerda,

Isabel Pires

voto de pesar jose arruda668.48 KB