Share |

Vereador Manuel Grilo

Manuel Grilo.

Manuel Fernando Rosa Grilo tem 59 anos, é professor e membro do Conselho Nacional de Educação. Começou a lecionar em 1980, tendo sido docente em várias escolas do 1º Ciclo da região de Lisboa. Participou em vários programas de alfabetização de adultos, no apoio educativo a alunos com dificuldades de aprendizagem e foi Coordenador de Departamento do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas da Quinta de Marrocos.

Membro fundador do Bloco de Esquerda, foi também dirigente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL), do Secretariado da FENPROF e do Conselho Nacional da CGTP.

Em 2016 passou a desempenhar funções de assessor do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda na área da Educação, assumindo em 2018 o mandato de Vereador da Educação e dos Direitos Sociais na Câmara Municipal de Lisboa.

O Pelouro da Educação e dos Direitos Sociais engloba várias áreas de atuação na cidade de Lisboa.

Na Educação, a responsabilidade é sobre os equipamentos (Jardins de Infância e as Escolas de 1º Ciclo) da cidade, na definição, em conjunto com outras entidades parceiras, de políticas públicas para a educação na cidade, de combate ao insucesso escolar, assim como de programas de ocupação de tempos livres das crianças.

Nos Direitos Sociais, as áreas são muito diversas. Desde a coordenação do apoio às pessoas em situação sem-abrigo, vítimas de violência doméstica, políticas de género, pessoas com deficiência, pessoas que usam drogas, pobreza, direitos LGBTQI+, integração de imigrantes, acolhimento de refugiados, construção de centros de saúde, definição de políticas públicas locais para a saúde, etc.