Share |

Bloco em Lisboa reúne com o GAT sobre a situação social

A agudização da situação social dramática que atinge milhares de pessoas em Lisboa abarca vários aspectos, desde do flagelo do desemprego ao problema da habitação, passando pelo acesso aos bens comuns, nomeadamente à saúde, água e à alimentação.

Em Lisboa como no país, aumentou o número significativo de famílias monoparentais femininas com filhos e filhas bem como o número cada vez maior de situações de famílias que deixaram de conseguir pagar a prestação da habitação ao Banco. E não se trata de apenas, "situações de sobreendividamento”, mas sim, de falta de rendimento. A crise económica e a austeridade afectaram significativamente a resposta social às indispensáveis prestações sociais na área da saúde, da educação e da da habitação.

Por um lado, em Lisboa, tem aumentado o número de queixas de moradores dos bairros sociais contra O Bloco de Esquerda está realizar encontros junto de instituições e organizações não-governamentais de modo a conhecer melhor e em concreto a gravidade da situação social da população do concelho de Lisboa.

Neste contexto, o Bloco de Esquerda promoveu esta reunião/encontro com o GAT, uma organização de terreno afim de melhor nos inteiramos da sua intervenção, das dificuldades que nela encontra, trocando impressões e procurando contribuir para a construção de respostas.