Newsletter | Coordenadora Concelhia | 10/10/2014

Olá camarada,

Este será o primeiro de um conjunto de contactos mensais que enviaremos e onde te procuraremos informar da situação política em Lisboa, da atividade do Bloco e da Concelhia e também das iniciativas e movimentações sociais que vão acontecer no concelho.

Bloco em Lisboa: um novo esforço de mobilização e comunicação

Começando por questões organizativas, a Coordenadora Concelhia elegeu como uma das suas prioridades a melhoria da comunicação com os aderentes e com os lisboetas. Para isso, passámos a dinamizar o Facebook da Concelhia com todas as iniciativas e propostas políticas do Bloco e dos  movimentos sociais que acontecem em Lisboa. Para alargarmos a presença do Bloco nesta rede social, pedíamos-te que colocasses um gosto na nossa página e convidasses amigos a fazer o mesmo.

No site da Concelhia poderás agora encontrar todas as atas das reuniões do órgão, onde sintetizaremos as principais discussões e conclusões de cada reunião.

Entretanto estamos a criar seis grupos de trabalho, para os quais te convidamos:  (a) grupo de comunicação, (b) o grupo de agitação e propaganda (c) ogrupo de apoio aos autarcas; (d) o grupo de habitação; (e) o grupo de transportes; (f) e o grupo de emergência social. A ideia é que estas tarefas possam ser realizadas não apenas por membros da concelhia, mas por todos os aderentes que tenham interesse nestas questões. Se quiseres ajudar em algum deles, basta que nos envies a tua disponibilidade.

Além disso, estamos a promover reuniões de aderentes das quatro zonas geográficas de intervenção:central, bairros históricos e avenidas novas; oriental; ocidental; norte. Estas zonas geográficas refletem, não apenas a identidade mas também, continuidade territorial das freguesias. Haverão elementos da concelhia e deputados/as municipais que estarão responsáveis por acompanhar cada zona. Desta forma queremos contribuir para reforçar o enraizamento local do Bloco, promovendo também a articulação política entre militantes e autarcas de freguesias limítrofes, e a sua ligação à concelhia e ao grupo municipal.

O estado da cidade e a atividade política no próximo mês

Na próxima Terça-Feira (dia 14 de Outubro), a Assembleia Municipal acolherá o debate “O estado da cidade”. Nele confrontaremos o executivo com a situação política da cidade. Para isso, lançámos um apelo no nosso Facebook, pedindo às pessoas que nos enviem para estadodacidade@gmail.com os seus problemas, denúncias e propostas que gostava de ver debatidas. Ajuda-nos a divulgar este apelo.

Entretanto, temos estado a dinamizar distribuições por toda a cidade, sobre a prioridade política do Bloco neste momento: o controlo público da banca. Enviamos-te em baixo a lista de distribuições e responsáveis, pedindo-te apoio neste esforço de afirmação do Bloco e das suas propostas por toda a cidade.

No dia 18 de Outubro (Sábado), organizamos uma sessão de convívio e limpeza da sede de S. Bento que, em conjunto com a Distrital, transformaremos num espaço de iniciativas culturais e políticas com mais regularidade. A tua participação no convívio e organização da sede é muito importante para voltarmos a ter uma sede ativa e dinâmica.

Nos próximos dias 11 e 12 de Outubro acontece ainda o VII Encontro Nacional do Trabalho em Lisboa onde vários ativistas, dirigentes sindicais e investigadores dinamizam sessões de debate sobre as transformações e as lutas pelo trabalho. Nesse sábado, haverá jantar na sede nacional e uma sessão sobre o Tratado Transatlântico. Inscreve-te já.

Destacamos ainda as opiniões dos camaradas Ricardo Robles sobre a proposta do CDS-PP na Assembleia Municipal para proibir os murais políticos, e o texto da camarada Sandra Almeida, do grupo de direitos dos animais do Bloco de Lisboa, sobre uma política de bem-estar e defesa dos animais.

Entretanto, no debate para a IX Convenção do Bloco de Esquerda deram entrada cinco Moções de Orientação a que poderás aceder aqui.

Por último, divulgamos-te aqui os votos de pesar aprovados pela concelhia pela morte dos nossos camaradas Paulo Martins da Madeira e Bruno Pereirade Castelo Branco.

Boas lutas e até já,

A Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Lisboa