Share |

Bloco de Esquerda visita EB 2,3 do Alto do Lumiar

O Bloco de Esquerda visitou ontem a Escola EB 2, 3 do Alto do Lumiar. A visita surgiu de um convite feito pela Plataforma de Defesa da EB 2,3 do Alto do Lumiar, que luta há vários anos pela renovação desta escola, situada numa zona de crescimento da cidade, e que tem neste momento cerca de 500 alunos inscritos. Na visita estiveram presentes as deputadas Joana Mortágua, responsável pela área da educação, e Isabel Pires, também deputada municipal em Lisboa.

A Escola EB 2, 3 do Alto do Lumiar, foi construída no final dos anos 80 e desde essa data nunca recebeu obras estruturais. Tem vários problemas nas salas de aulas, que estão equipadas com mobiliário com 30 anos, algum sem qualquer funcionalidade: não existe qualquer equipamento de climatização e os estores não funcionam. Além disso, a escola não tem pavilhão gimnodesportivo coberto, o que faz com que as aulas sejam dadas na rua, inclusive no Inverno. A acrescentar a esta falha, os balneários não têm água quente, mas mesmo que tivessem não poderiam ser utilizados dada a situação de degradação dos mesmos. Todas estas falhas impedem que os programas curriculares sejam cumpridos na sua totalidade.

Além destes problemas, para os quais fomos alertados na visita, o refeitório da escola não tem condições, nem equipamentos capazes de servir refeições de acordo com os critérios de qualidade e segurança que se exigem. A tudo isto acrescenta-se o problema do amianto que ainda está presente nas coberturas e pavimentos dos edifícios.

Esta é uma escola que precisa de uma intervenção estrutural rápida, numa zona de Lisboa que está a crescer e que precisa de serviços educativos públicos e de qualidade junto do local onde as pessoas vivem.