Share |

Bloco interpela Governo sobre encerramento dos CTT nos Prazeres

 

De acordo com a informação que chegou ao Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, a administração dos CTT, empresa pública que o Governo pretende privatizar, planeia encerrar a estação da freguesia dos Prazeres, em Lisboa.

Trata-se de uma decisão administrativa e que não tem em conta as necessidades do concelho, com dezenas de milhares de habitantes, muitos deles idosos e sem capacidade de deslocação às estações de correios apontadas como alternativa pelos CTT. O Bloco de Esquerda não pode aceitar que tal venha a acontecer, pois estes encerramentos trarão dificuldades acrescidas às populações, deixando-as longe de respostas fundamentais e que hoje são de proximidade.

É uma decisão errada que trará impactos muito negativos para a qualidade de vida das comunidades e do tecido económico local. A reação indignada das populações é disso sinal.

Estes encerramentos originaram graves transtornos para os utentes, nomeadamente pelo aumento inusitado dos tempos de espera nos postos em funcionamento, e traduz-se numa efetiva degradação da qualidade dos serviços prestados.

Os CTT desempenham, desde 1520, um papel essencial de coesão territorial, seja pelo serviço postal universal e distribuição domiciliária do correio, seja pelas atividades que entretanto se desenvolvem nos seus postos, tais como o levantamento de pensões ou o pagamento de diversos serviços essenciais (água, luz, comunicações, etc.). De facto, as estações dos CTT representam, em muitas localidades do país, o único serviço público e de proximidade ao dispor das populações, desempenhando, deste modo, uma função social incalculável.

Os sucessivos encerramentos de postos dos CTT no país advêm da decisão de privatização daquela empresa pública, substituindo a prioridade da prestação de um serviço de qualidade pela procura incessante do aumento dos lucros a distribuir pelos acionistas.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Economia e do Emprego, as seguintes perguntas:

1.      Tem o MEE conhecimento desta situação?

2.      Considera o MEE que esta medida favorece os interesses da população?

3.      Quais as justificações dadas pela administração dos CTT para encerrar as estações em causa?

4.      Tem o MEE conhecimento de outras estações que os CTT pretendem encerrar?

5. O que irá acontecer aos trabalhadores colocados nessas estações?