Share |

Bloco questiona o Governo: Falta de condições na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Alcântara

João Semedo questionou o Governo
Unidade de saúde funciona numa infraestrutura que apresenta graves lacunas para a cabal prestação de serviços de saúde adequados às necessidades das populações.

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Alcântara, situada na Calçada da Tapada, em Lisboa, é um dos prestadores associados do Agrupamento de Centros de Saúde Grande Lisboa III - Lisboa Central. Esta UCSP dá resposta às populações das freguesias de Alcântara e Santa Maria de Belém, num total de mais de 20 mil pessoas. No entanto, esta unidade de saúde funciona numa infraestrutura que apresenta graves lacunas para a cabal prestação de serviços de saúde adequados às necessidades das populações.

 

De facto, a UCSP de Alcântara funciona num edifício de quatro andares, estando estes serviços de saúde localizados no 1º e 2º andar. Este prédio tem dois elevadores, sendo que um deles se contra avariado há vários meses e o outro está inoperacional desde o início do mês de setembro. Como tal, qualquer pessoa que tenha dificuldades de locomoção não pode ser atendida ou fica dependente da boa vontade dos serviços para que o atendimento médico seja efetuado no primeiro piso.

 

Inclusivamente, chegou ao Bloco de Esquerda a indicação de que há doentes que foram já transferidos para unidades hospitalares devido a esta avaria dos elevadores por não haver meios de os transportar para as salas de atendimento e/ou tratamento da UCSP.

 

As casas de banho do segundo andar encontram-se também avariadas, o que causa evidentes constrangimentos aos utentes. Recentemente, começou a circular a informação de que poderá estar em marcha um processo que visa encerrar esta UCSP, passando os utentes a serem atendidos na UCSP da Ajuda, o que prejudicaria tremendamente as mais de 20 mil pessoas que utilização esta unidade de saúde.

 

Ora, a falta de condições da UCSP de Alcântara lesa profundamente os utentes, muitos deles de idade avançada e com dificuldades de locomoção. O Bloco de Esquerda considera premente que a tutela esclareça por não está ser efetuada a manutenção da UCSP de Alcântara, motivo pelo qual os elevadores e as casas de banho avariadas.  

 

Lê a pergunta em anexo.

AnexoTamanho
pergunta_alcantara_-_joao_semedo.pdf261.08 KB