Share |

João Semedo constata degradação das condições no Centro de Saúde de Alcãntara

O médico e deputado do BE, João Semedo, esteve esta tarde numa visita ao edifício onde funcionam o Centro de Saúde de Alcântara e a Unidade de Saúde Familiar das Descobertas. A acompanhá-lo nesta visita estiveram 5 activistas do BE em Alcântara, entre os quais o eleito na Assembleia de Freguesia. O deputado João Bau por motivos de saúde não pode estar presente.

Do rés do chão  ao 4º andar, praticamente todos os espaços de relevância para o funcionamento e prestação de cuidados destas duas unidades de saúde foram visitados pela delegação do BE, sempre na companhia dos responsáveis, quer do Centro de Saúde, quer da USF, tendo estado também presente uma representante da Administração dos Centros de Saúde de Lisboa.

Contactaram-se muitos dos profissionais de saúde que estavam de serviço nesta tarde e conheceram-se algumas das carências.

Dos 12.000 utentes do Centro, cerca de 4.000 não têm médico de família e o trabalho de secretaria do Centro tem sido em muito garantido, por pessoas destacadas pelo Centro de Emprego, que estão no máximo em períodos de um ano, ou menos, se entretanto arranjam emprego, dado que do quadro apenas têm uma funcionária. O Ministério há anos que não substitui os profissionais que se aposentam. Têm ainda alguns trabalhadores a contrato, um deles há 16 anos. A delegação do BE tomou ainda conhecimento de que largo número de utentes se encontra com tremendas dificuldades em conseguir pagar as despesas com a saúde, estando por isso a acumularem dividas a estas unidades de saúde.
Os aumentos das despesas com a saúde, que esta governo têm imposto a todo o povo português, tem penalizado de forma objectiva os cidadãos mais carenciados, os idosos e os desempregados. Qualquer consulta, tratamento, ida do médico a casa, ou simplesmente pedir uma receita, impõem  pagamentos, que para muitas pessoas se têm vindo a vindo a tornar impossíveis de garantir.

Com esta politica na saúde o governo está a colocar em risco a sobrevivência de muitos cidadãs e cidadãs.

Relativamente às novas instalações da USF, que estão a ser construídas em Pedrouços, o responsável desta unidade informou-nos que se preveem estar concluídas no próximo mês de Dezembro.

O BE em Alcântara já tinha manifestado algumas preocupações pelo facto da população idosa se ver obrigada a mais esta deslocação, dado que a freguesia tem sido despojada de vários serviços públicos, penalizando mais uma vez os alcantarenses.

A delegação do bloco deslocou-se também ao local onde está a ser construída a USF e constatou o bom ritmo da obra,  orçada em mais de 1.600.000,00 €. Constatou-se também que os dois elevadores já se encontram reparados, bem como o WC dos utentes, no 2º andar. A denuncia feita no blog de Alcântara e a pergunta que o deputado João Semedo fez ao governo no passado dia 24 de Setembro contribuiu para este desenlace.