Share |

Bloco congratula-se com avanço na requalificação das Torres do Alto da Eira

O Bloco de Esquerda continuará a acompanhar de perto e de forma atenta todos os desenvolvimentos deste tema. A população das Torres do Alto da Eira pode contar connosco!

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou hoje por maioria a proposta n.º 599, para a requalificação profunda das Torres do Alto da Eira, na freguesia da Penha de França. Nas Torres do Alto da Eira habitam 100 famílias, encontrando-se os fogos numa situação de degradação, falta de segurança e higiene que muito tem prejudicado a vida das centenas de pessoas que aqui moram e para a qual a GEBALIS, empresa municipal da CML, tem contribuído com a sua negligência ao longo dos anos.

O projecto foi elaborado numa parceria entre a CML, representada pela vereadora da Habitação Helena Roseta e por uma equipa de técnicos, pela Junta de Freguesia, pela Associação de Moradores das Torres e pela Comissão de Acompanhamento da Assembleia de Freguesia (CAAF), coordenada pela autarca eleita pelo Bloco de Esquerda.

 

É com agrado que o Bloco de Esquerda da Penha de França vê este projecto concreto a ser aprovado, aproveitando este momento para congratular todas as entidades envolvidas neste processo. 

Do levantamento realizado pelos técnicos da CML foram registadas inúmeras deficiências no interior das habitações, como infiltrações provocadas pela deterioração da rede de esgotos, ligações de gás perigosas, elevadores sem funcionar (são edifícios de 11 andares), e no exterior, como a degradação acentuada da fachada que apresenta fissuras e fendas de grande profundidade.

O projecto custará 4,5 milhões de euros ao longo de 3 anos e defende uma intervenção profunda que permitirá transformar e regenerar as duas torres, a área envolvente, melhorar as acessibilidades e a limpeza e higiene urbana, garantindo aos habitantes o seu direito de poder continuar a viver no sítio onde muitos deles nasceram e viveram toda a sua vida, onde têm os seus laços e redes de apoio.

Será agora criado um gabinete de acompanhamento deste projecto, onde continuarão representadas a CML, Junta, Associação de Moradores e CAAF, com o objectivo imediato de identificar e priorizar casos urgentes de realojamento bem como garantir um clima de cooperação e proximidade entre os moradores e as entidades responsáveis pela execução da obra.

As condições desumanas a que os moradores das Torres do Alto da Eira são submetidos diariamente são intoleráveis e foi por isso que o núcleo do Bloco de Esquerda da Penha de França tomou este tema como a sua primeira prioridade. Desde essa altura tem estado com os moradores destas torres, ouvindo-os, conhecendo os seus problemas, dando-lhes todo o apoio para que se organizassem numa associação. A criação da associação de moradores foi uma peça fundamental, pois o trabalho esforçado e persistente dos moradores contribuiu para a defesa das suas necessidades colectivas, pressionando a Câmara e Junta a encontrar uma solução para corrigir as inúmeras deficiências nas habitações.
 

O Bloco de Esquerda continuará a acompanhar de perto e de forma atenta todos os desenvolvimentos deste tema. A população das Torres do Alto da Eira pode contar connosco!