Share |

De quem se esconde Fernando Medina?

O Presidente da Câmara de Lisboa está em campanha eleitoral e, como tal, inaugura todos os
dias alguma “grande obra”. Mas ignora os problemas essenciais da maioria da população da cidade: habitação e transportes dignos. Podemos vê-lo a subir a Rua dos Remédios em dia de procissão1 , mas não passa no Beco Da Lapa onde a população sofre a pressão dos despejos e de onde muitos foram já despejados2.

Podemos ver Fernando Medina no Largo da Achada a apresentar a candidatura à Junta de Santa Maria Maior, mas não passa na Rua dos Lagares, ali perto, onde 40 pessoas (16 famílias) estão já em processo de despejo, sem ter ainda uma posição firme de apoio da Câmara. Soubemos que o actual presidente da Câmara se encontrou com Madonna para lhe dar as boas vindas à cidade3, mas não o vimos nunca encontrar-se com a população que lhe pede apoio para se manter nas suas casas4.

Ouvimos Medina dizer que não eliminará carreiras da Carris5 mas nunca o vimos na fila do
eléctrico ou de qualquer elevador, nem nenhuma proposta que devolva estes transportes aos
habitantes.

Fernando Medina impôs o padrão das “modernas” esplanadas6, mas esqueceu-se de colocar bancos públicos e outros equipamentos que permitam o lazer fora das zonas de consumo. Onde estão as soluções de Medina para quem vive na cidade? Ou será que só interessa o dinheiro? O Bloco de Esquerda defende um plano de emergência que dê resposta aos desalojamentos em curso, usando o património da Câmara e as receitas da Taxa Turística (que defendemos que deve duplicar). Defendemos o reforço das carreiras eléctricas e o alargamento do horário de funcionamento em todo o percurso. Lisboa tem de ser uma cidade partilhada entre quem cá vive e/ou trabalha e quem nos visita. Não pode ser uma cidade exclusiva para veraneio. O Bloco de Esquerda está na rua todos os dias em defesa de quem cá mora. Não nos escondemos. Fernando Medina, se quer continuar Presidente da Câmara de Lisboa, tem de sair da toca – visitar quem precisa do apoio da Câmara e agir de imediato.

Presidente Fernando Medina, é mais que tempo de visitar a Rua dos Lagares e reconhecer a justeza da luta destas famílias! Dia 12 de Agosto a partir das 19:30 haverá Churrascada Solidária7 organizada pelas moradoras e pelos moradores em processo de despejo. Lá estaremos, na Rua dos Lagares.

 

1 - http://www.cm-lisboa.pt/noticias/detalhe/article/procissao-de-santo-antonio
2 - http://www.tsf.pt/sociedade/interior/de-alfama-para-cacilhas-qualquer-di...
3 - http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2017-05-22-MM-o-encontro-de-Madonna-e-Me...
4 - http://www.la-croix.com/Monde/Lisbonne-Alfama-quartier-typique-menace-to...
5 - http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/fernando-med...
6 - http://www.cm-lisboa.pt/noticias/detalhe/article/esplanadas-da-baixa-vao...
7 - https://www.facebook.com/events/1823169161346982/