Opinião

A repetição do mantra da vedação em nome da segurança só nos recorda outros muros erguidos em nome da segurança, sem que nada seja realmente resolvido.

Imaginemos um dia em que as mulheres não vão ao supermercado, não vão trabalhar, não vão à escola, não vão à faculdade, não fazem tarefas domésticas, um dia de greve feminista.

Ano após ano chegam-nos as listas dos rankings e, ano após ano, as mesmas escolas ocupam os mesmos lugares.

Folheto do Bloco

 

Coordenadora Concelhia

No dia 26 de novembro de 2022, decorreram, por todo o distrito, as eleições para a Coordenadora Concelhia de Lisboa. A lista A registou 78,49% dos votos e a lista E registou 20,96% dos votos. 

 

A lista A elegeu 10 mandatos e a lista E elegeu 3 mandatos. Consulta aqui a composição da nova Coordenadora Concelhia de Lisboa.

Notícias

Coordenadora Concelhia
Dezembro 6, 2022 03:48 PM

No dia 26 de novembro de 2022, decorreram, por todo o distrito, as eleições para a Coordenadora Concelhia de Lisboa. A lista A registou 78,49% dos votos e a lista E registou 20,96% dos votos. 

 

A lista A elegeu 10 mandatos e a lista E elegeu 3 mandatos. Consulta aqui a composição da nova Coordenadora Concelhia de Lisboa.

Coordenadora Concelhia
Novembro 11, 2022 03:29 PM

As eleições para a nova Comissão Coordenadora Concelhia de Lisboa para o biénio 2022-2024, realizam-se no próximo dia 26 de novembro. 

 

As listas que se apresentaram e as respectivas moções estão disponíveis abaixo, juntamente com a informação relativa à mesa de voto. 

 

Lisboa: 11h às 18h - R. de São Bento, 694, Lisboa

Coordenadora Concelhia
Setembro 7, 2020 11:19 AM

Convocadas Eleições para a Comissão Coordenadora Concelhia de Lisboa do Bloco de Esquerda. Consulta aqui o Regulamento.

Coordenadora Concelhia
Outubro 12, 2020 10:06 AM

As eleições para a nova Comissão Coordenadora Distrital de Lisboa, bem como de várias Comissões Coordenadoras Concelhias do distrito, para o biénio 2020-2022, realizam-se no próximo dia 17 de outubro. 

As listas que se apresentaram a cada um dos órgãos e as respectivas moções estão disponíveis abaixo, juntamente com a informação relativa a cada mesa de voto.

Lisboa: 11h às 18h - R. de São Bento, 694, Lisboa

 

Eleições para a Comissão Coordenadora Concelhia de Lisboa  (2020-2022)

Lista A, encabeçada por Ricardo Moreira: "A Esquerda que faz a diferença na resposta à crise"

Lista B, encabeçada por José Casimiro: "Com a tua participação e decisão, o Bloco será + forte!" (lista)

 

Eleições para a Comissão Coordenadora Distrital de Lisboa  (2020-2022)

 

Lista A, encabeçada por Mariana Mortágua: "Um Bloco mobilizado para vencer a crise no distrito de Lisboa"

Lista B, encabeçada por Carlos Patrão: "Pela Democracia, Pela Ecologia e Pelo Socialismo, Contra a Agenda Neoliberal" (lista)

Coordenadora Concelhia
Setembro 16, 2020 01:59 PM

Após meses de uma batalha contra o cancro, faleceu aos 57 anos Maria do Carmo Bica, uma das vozes que mais se bateram ao longo das últimas décadas pelo combate ao abandono do interior e a organização associativa em torno do desenvolvimento rural na região de Lafões. Conhecida pela sua combatividade, mas também por uma inesgotável energia e capacidade de trabalho, Carmo Bica deixa-nos um legado importante nas lutas ambientais e sociais numa parte do país que ao longo das décadas foi votada ao abandono. Foi candidata à Assembleia Municipal de Lisboa e autarca na freguesia de Campolide.

O Bloco apresenta Voto de Pesar na Assembleia Municipal de Lisboa.

Coordenadora Concelhia
Dezembro 19, 2019 09:54 AM

Nesta edição, o Jornal do Bloco Lisboa apresenta 18 coisas que mudaram na cidade depois do início do mandato da vereação do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal de Lisboa. O jornal conta ainda com uma entrevista ao vereador Manuel Grilo e com as principais propostas do Bloco para melhorar o acesso à habitação na cidade de Lisboa. Lê aqui a edição completa do jornal.

política
Novembro 7, 2019 04:18 PM

Depois de receber várias queixas de munícipes, o Bloco de Esquerda conferiu que a Praça de São Paulo, junto ao Cais do Sodré e pertencente à freguesia da Misericórdia,  se encontra "ocupada" por várias estruturas ligadas à WebSummit. Tendo em conta a falta de informação a quem vive e trabalha na zona e às consequências nefastas na privatização, mesmo que temporária, de um espaço público, o Bloco de Esquerda enviou um requerimento ao Presidente da CML, Fernando Medina, que reproduzimos abaixo.

Assembleia Municipal
Outubro 29, 2019 03:39 PM

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda questionou o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa sobre a possível relocalização da Feira da Ladra, e a possível dificultação dos processos de venda neste espaço icónico da cidade. 

educação
Outubro 25, 2019 02:48 PM

A presente situação é insustentável. Considerando que, no quadro da transferência de competências, todas as escolas de Lisboa poderão estar sob a tutela do município em Janeiro de 2020, precisamos de agir já. Apesar de não ter o pelouro que tem a competência da contratação de recursos humanos, o Bloco de Esquerda propõe uma resposta imediata e de urgência por parte da CML.

habitação
Outubro 23, 2019 04:45 PM

O estabelecido no acordo entre Bloco de Esquerda e o Partido Socialista garantiu um período de avanços importantes na regulação do alojamento do local (AL), que resultou na suspensão de licenças de novos estabelecimentos em várias zonas (as que atingiram os 20% de AL): Bairro Alto, Bairro da Madragoa, Castelo, Alfama, Mouraria, Colina de Santana e Graça. Como definido na Lei n.º 62/2018, as medidas são de caráter temporário - durante um ano - até aprovação do regulamento e estabilização das zonas e da medida.

Adere ao Bloco

Habitação Propostas do Bloco

Vídeos

Milhares de professores marcharam este sábado pela contagem integral do tempo de serviço. Os docentes encheram as ruas de Lisboa num protesto que foi marcado por dez estruturas sindicais. Reportagem do esquerda.net com depoimentos de Mário Nogueira (secretário-geral da Fenprof - Federação Nacional dos Professores), Alexandra Vieira (professora e membro do Sindicato Professores do Norte) e Catarina Martins (coordenadora do Bloco).

Reportagem do esquerda.net na manifestação da greve climática estudantil, em Lisboa. O protesto decorreu em 27 cidades portuguesas e por todo o mundo, num protesto internacional que juntou milhões de jovens na exigência de justiça climática e um combate efetivo às alterações climáticas.

Com declarações de Pedro Loução (da organização da Greve Climática Estudantil), João Costa (do coletivo Climáximo), João Camargo (ativista e investigador em Alterações Climáticas) e Catarina Martins (coordenadora do Bloco).

Uma pequena resenha histórica do Bloco de Esquerda no seu vigésimo aniversário.

Catarina Martins, acompanhada pela deputada Isabel Pires, pelo vereador Manuel Grilo e por Isabel Ventura (eleita pelo Bloco na Assembleia de Freguesia de Marvila), visitou o prédio Santos Lima, em Lisboa, para se encontrar com moradores que estão a ser alvo de assédio imobiliário.