Opinião

A repetição do mantra da vedação em nome da segurança só nos recorda outros muros erguidos em nome da segurança, sem que nada seja realmente resolvido.

Imaginemos um dia em que as mulheres não vão ao supermercado, não vão trabalhar, não vão à escola, não vão à faculdade, não fazem tarefas domésticas, um dia de greve feminista.

Ano após ano chegam-nos as listas dos rankings e, ano após ano, as mesmas escolas ocupam os mesmos lugares.

Folheto do Bloco

Jornal do bloco, edição de verão 2018

política

O primeiro passo para a implementação da “Casa da Diversidade - Centro Municipal LGBTI e Centro Municipal para a Interculturalidade” foi dado no passado dia 13 de Março, com uma iniciativa cultural às 18h, para comemorar a assinatura do protocolo entre as entidades municipais.

Fevereiro 28, 2019 04:10 PM

Moradores de alguns dos prédios da Fidelidade estão a receber cartas inquirindo sobre o interesse em comprar as suas casas, enquanto outros continuam a receber cartas de não-renovação. Intenções do proprietário, o fundo Apollo, não são claras, deixando os moradores na incerteza.

Fevereiro 27, 2019 04:04 PM

Moradores do prédio Santos Lima em Marvila continuam a viver com medo de despejo, mesmo após alterações favoráveis da lei e intimação da câmara à empresa proprietária para realizar obras sem os despejar.

Câmara Municipal
Fevereiro 26, 2019 04:01 PM

Estudo da Deloitte para a associação de Turismo de Lisboa revela que a atividade continua a crescer e alojamento local já tem mais quartos que os hotéis.

Assembleia Municipal
Fevereiro 19, 2019 10:19 AM

Na sessão da Assembleia Municipal de Lisboa de 19 de fevereiro foi aprovada a moção do Bloco de Esquerda " Pelo Combate à Violência de Género". O documento saúda todas as manifestações e concentrações que têm ocorrido por todo o país, exige que o Governo e a Assembleia da República tomem como prioridade política o combate à violência de género, e propõe uma série de alterações à lei atual.

Câmara Municipal
Fevereiro 6, 2019 02:26 PM

Uma cidade que expulsa os seus mais velhos e rejeita os mais jovens tem de ter uma intervenção urgente. O Bloco apresentou hoje um requerimento com questões essenciais sobre a estratégia da CML sobre Alojamento Local.
Não podemos suspender o AL nos bairros em que este já ultrapassa os 25% e ignorar a Baixa e outros bairros em risco de perderem a sua população.

Fevereiro 3, 2019 01:46 PM

Várias dezenas de lisboetas protestaram este sábado contra a construção de contentores na Praça do Martim Moniz. O Bloco de Lisboa também esteve presente para dizer que “a praça não quer contentores, quer espaço aberto para as pessoas”.

Assembleia Municipal
Janeiro 29, 2019 12:44 PM

Em resposta à pergunta do Grupo Parlamentar do Bloco, o Ministério do Ambiente afirma que a conclusão dos trabalhos nas estação do Metro de Arroios só terá lugar "no final de 2020/início de 2021".

Votos
Janeiro 29, 2019 12:02 PM

José Arruda foi um homem de Abril, intrépido defensor da liberdade, dos direitos humanos e de uma sociedade mais justa para todos. O legado de José Arruda ficará para sempre na história da luta dos direitos das pessoas com deficiência bem como dos deficientes das forças armadas.

Janeiro 23, 2019 12:36 PM

O vereador do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal de Lisboa anuncia neste comunicado de imprensa que irá votar contra a proposta de transferência de competências para o município de Lisboa.

Janeiro 24, 2019 01:11 PM

O Correio da Manhã publica hoje, com destaque de capa, uma notícia sobre o “assessor do Bloco [Mamadou Ba] com ajustes diretos de 191 mil euros”. Face a esta notícia, esclarecem-se todos os detalhes neste comunicado do Secretariado da Coordenadora Concelhia de Lisboa do Bloco de Esquerda.

Adere ao Bloco

Habitação Propostas do Bloco

Vídeos

Catarina Martins, acompanhada pela deputada Isabel Pires, pelo vereador Manuel Grilo e por Isabel Ventura (eleita pelo Bloco na Assembleia de Freguesia de Marvila), visitou o prédio Santos Lima, em Lisboa, para se encontrar com moradores que estão a ser alvo de assédio imobiliário.

Reportagem do esquerda.net sobre habitantes de prédios em Lisboa que pertenciam à Fidelidade e que receberam cartas de não renovação do contrato, quando os imóveis foram vendidos ao fundo imobiliário Apollo. Soube-se entretanto que a seguradora fez esta venda, na qual não garantiu a segurança dos inquilinos, para poder efetuar a compra dos terrenos da antiga Feira Popular, em Lisboa, onde vai construir habitação.

Reportagem do esquerda.net sobre o despejo de 3 famílias da Vila Pimenta, nas Galinheiras, em Lisboa.