Opinião

Intervenção no debate "Segurança Pública e Cidadania", organizado pela Assembleia de Freguesia da Misericórdia no dia 23 de janeiro de 2019.  

Realizou-se no dia 27 de Dezembro, a 4ª Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de Campolide, contabilizando pouco mais de um ano de mandato.

A Fidelidade vendeu os prédios que detinha com um objetivo agora claro: capitalizar-se e apostar num negócio de milhões em habitação de luxo e escritórios em Lisboa.

Folheto do Bloco

Jornal do bloco, edição de verão 2018 

Câmara Municipal

Uma cidade que expulsa os seus mais velhos e rejeita os mais jovens tem de ter uma intervenção urgente. O Bloco apresentou hoje um requerimento com questões essenciais sobre a estratégia da CML sobre Alojamento Local.
Não podemos suspender o AL nos bairros em que este já ultrapassa os 25% e ignorar a Baixa e outros bairros em risco de perderem a sua população.

Notícias

Coordenadora Concelhia
Fevereiro 3, 2019 01:46 PM

Várias dezenas de lisboetas protestaram este sábado contra a construção de contentores na Praça do Martim Moniz. O Bloco de Lisboa também esteve presente para dizer que “a praça não quer contentores, quer espaço aberto para as pessoas”.

Assembleia Municipal
Janeiro 29, 2019 12:44 PM

Em resposta à pergunta do Grupo Parlamentar do Bloco, o Ministério do Ambiente afirma que a conclusão dos trabalhos nas estação do Metro de Arroios só terá lugar "no final de 2020/início de 2021".

Votos
Janeiro 29, 2019 12:02 PM

José Arruda foi um homem de Abril, intrépido defensor da liberdade, dos direitos humanos e de uma sociedade mais justa para todos. O legado de José Arruda ficará para sempre na história da luta dos direitos das pessoas com deficiência bem como dos deficientes das forças armadas. 

política
Janeiro 23, 2019 12:36 PM

O vereador do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal de Lisboa anuncia neste comunicado de imprensa que irá votar contra a proposta de transferência de competências para o município de Lisboa. 

política
Janeiro 24, 2019 01:11 PM

O Correio da Manhã publica hoje, com destaque de capa, uma notícia sobre o “assessor do Bloco [Mamadou Ba] com ajustes diretos de 191 mil euros”. Face a esta notícia, esclarecem-se todos os detalhes neste comunicado do Secretariado da Coordenadora Concelhia de Lisboa do Bloco de Esquerda.

habitação
Janeiro 23, 2019 03:49 PM

O Tribunal de Contas recusou dar o visto prévio ao modelo de renda acessível previsto para edifícios da Rua de São Lázaro. Bloco diz que a decisão veio dar razão aos seus alertas.

Coordenadora Concelhia
Janeiro 18, 2019 05:40 PM

Comunicado da Coordenadora Concelhia de Lisboa, sobre a expansão da rede do metropolitano em Lisboa.

Câmara Municipal
Janeiro 18, 2019 05:53 PM

Na sequência da derrapagem temporal da obra do Metro de Arroios, o Bloco de Esquerda exige, através do seu Vereador Manuel Grilo, que o Governo garanta uma indemnização aos comerciantes da zona da Praça do Chile. Uma moção foi apresentada neste sentido na última reunião de CML (aprovada por unanimidade). O Vereador e o Grupo Municipal do Bloco irão reunir com moradores e comerciantes nos próximos dias.

 

transportes
Janeiro 15, 2019 11:06 AM

No dia 11 de janeiro de 2019, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre os atrasos nas obras de alargamento do cais da estação do metro de Arroios. Os deputados Isabel Pires e Heitor de Sousa consideram que os atrasos verificados nesta obra são inaceitáveis, numa operação que deveria ser mais simples, bem como tem complicado de sobremaneira a vida de milhares de utentes da linha verde do Metro de Lisboa, durante mais de um ano e meio.

política
Janeiro 11, 2019 11:50 AM

A coordenadora bloquista apelou aos municípios para tornarem automática a aplicação da tarifa social da água. Medida permitiria baixar a conta de 760 mil famílias em todo o país, como já acontece na eletricidade.

Adere ao Bloco

Habitação Propostas do Bloco

Vídeos

Catarina Martins, acompanhada pela deputada Isabel Pires, pelo vereador Manuel Grilo e por Isabel Ventura (eleita pelo Bloco na Assembleia de Freguesia de Marvila), visitou o prédio Santos Lima, em Lisboa, para se encontrar com moradores que estão a ser alvo de assédio imobiliário.

Reportagem do esquerda.net sobre habitantes de prédios em Lisboa que pertenciam à Fidelidade e que receberam cartas de não renovação do contrato, quando os imóveis foram vendidos ao fundo imobiliário Apollo. Soube-se entretanto que a seguradora fez esta venda, na qual não garantiu a segurança dos inquilinos, para poder efetuar a compra dos terrenos da antiga Feira Popular, em Lisboa, onde vai construir habitação.

Reportagem do esquerda.net sobre o despejo de 3 famílias da Vila Pimenta, nas Galinheiras, em Lisboa.