Share |

Parlamento aprova recuperação do Metro de Lisboa

Um projeto de resolução do Bloco foi aprovado, com os votos contra do PSD, para “melhorar o serviço do Metro de Lisboa e garantir boas opções de transporte público durante o período das obras na estação de Arroios”.

No projeto, o Bloco considera que “são evidentes a sobrelotação, a imobilização de carruagens que provocou a retirada temporária de serviço de 21 carruagens, a falta de manutenção de escadas rolantes ou elevadores, o tempo de espera muito alargado ou o insuficiente número de carruagens na linha verde”.

Sobre este aspecto em particular, também o PAN e o PEV apresentaram projetos que foram aprovados, por unanimidade o primeiro, com os votos contra do PSD no segundo. Ambos os projetos definem, como o do Bloco, a reposição de pelo menos mais uma carruagem na Linha Verde, que desde 2012 circula com apenas três carruagens por composição.

Já o projeto do Bloco, implica também recuperação dos serviços de manutenção, uma área “crítica” onde “houve uma redução nos meios humanos e peças sobressalentes necessárias à manutenção das carruagens”, o que “continua a comprometer o normal funcionamento do serviço.”

Como resultado da falta de manutenção, “a frequência diminui, as avarias aumentaram e os tempos de espera chegam a cúmulos – atrasos e supressões deixaram de ser exceção e passaram a ser a regra”.

Por isso, o Bloco propõe a “contratação imediata dos 30 trabalhadores para a carreira comercial”, incluindo “o reforço do quadro de maquinistas; define também a “revisão imediata dos quadros de pessoa da empresa, em particular da área da manutenção “tendo em vista a contratação dos trabalhadores necessários à reparação das carruagens paradas”; e por último, propõe “um plano extraordinário de reforço das carreiras da Carris que circulam na zona de Arroios, com o objetivo de cobrir as falhas geradas pelo anuciado período de obras de requalificação da estação de metro”.

Já o PSD, responsável pela perda de 100 milhões de passageiros no metro de Lisboa durante o último governo, apresentou um projeto próprio, também aprovado, onde pede a regularização da linha azul do Metro de Lisboa.

Artigo originalmente publicado em Esquerda.net a 11 de Maio, 2017 - 19:03h