Share |

Reabrir a Piscina da Penha de França com gestão pública

A piscina municipal da Penha de França, no topo da Calçada poço dos Mouros fechou no final de 2010 para obras de requalificação. Aquele que é um dos poucos equipamentos desportivos da freguesia permanece até hoje fechado, já tendo passado 3 anos. O Bloco de Esquerda defende a manutenção deste equipamento na gestão pública (Câmara Municipal ou Junta de Freguesia) e finalmente a sua reabertura. Pelo contrário, a Junta de Freguesia da Penha de França quer continuar a onda de alineação das piscinas municipais aos interesses privados que o PS na câmara de Lisboa tem vindo a executar. São exemplo disso as piscinas dos Olivais, Campo Grande e Areeiro, entregues a um grupo privado espanhol que até hoje ficou por cumprir a sua parte do contrato – a de requalificar e abrir as piscinas aos fregueses – e que até ao momento continuam ao abandono.

As piscinas são equipamentos fundamentais para servir a população, da mais jovem à mais idosa. São equipamentos estruturantes para a cidade e são fundamentais para alterar hábitos sedentários e melhorar a qualidade de vida de todos e todas nós.

Não aceitamos continuar a entregar bens públicos a interesses privados, muito menos sob negociatas feitas às escuras pelo PS. Se a piscina da Penha de França, como as outras municipais, pode ser rentável e por isso os grupos privados têm interesses de exploração, então hoje, mais do que nunca, tem de ser mantida com gestão pública porque representa não só um interesse desportivo mas também económico de todas as pessoas.