Share |

Bloco visita Centro de Saúde dos Olivais

A comitiva do Bloco era composta pelo deputado João semedo, por Alfredo Sousa, representante do Bloco na Assembleia de Freguesia, Ana Cansado e Helena Pinto da Concelhia de Lisboa.
Na reunião com a direção do Centro de Saúde dos Olivais ficámos a saber que tendencialmente, os tempos de espera por uma consulta têm aumentado, ao mesmo tempo que o número de consultas tem diminuído. Estes dados são um alerta para a necessidade de exigir a primazia do serviço público de saúde que responda adequadamente às necessidades das populações, em particular numa freguesia onde vivem mais de 50 mil pessoas, sobre medidas de gestão que priveligiem a economia dos serviço em detrimento do doente.
No Centro de Saúde dos Olivais, o deputado João Semedo conversou com a directora executiva afim de saber se estava a decorrer uma avaliação do projeto-piloto, implementado no centro em Janeiro deste ano, que consiste em retirar o médico de família a cidadãos que não se desloquem há três anos ao centro de saúde onde estão registados. A resposta foi que não está a ser feita qualquer avaliação que, segundo o deputado, é absolutamente indispensável pois continua a haver falta de médicos de família, continua a haver utentes sem médico de família e apenas diminuem as queixas uma vez que os utentes ditos “adormecidos” não são informados da situação e a gestão informática das listas de utentes permite a inscrição de novos utentes no lugar destes. Os médicos presentes apontaram também problemas criados por este sistema por exemplo o registo de crianças com menos de três anos, o respeito pela unidade do agregado familiar e outros que dão muito que pensar sobre a bondade e a justeza deste processo.