Share |

Sobre: Rendas

Maio 4, 2013

Realizou-se na passada 6ªfeira mais uma sessão de esclarecimento sobre a nova lei das rendas. Esta sessão, realizada pelo grupo de habitação, ocorreu em Odivelas. Estiveram presentes cerca de 30 pessoas.

Abril 4, 2013

As livrarias Olisipo e Artes e Letras, ambas no Chiado, correm o risco de fechar definitivamente em Agosto por intimação de despejo do proprietário. Com a aplicação da nova lei das rendas estas livrarias emblemáticas de Lisboa irão certamente encerrar.

Março 25, 2013

Realizou-se no passado domingo, 24 de Março, mais uma sessão de esclarecimento sobre a lei das rendas. A iniciativa reuniu mais de 40 inquilinos da Mina na Amadora. Na sessão foram colocadas várias questões e respondidos casos particulares. Voltou a constatar-se que a maioria das cartas enviadas pelos senhorios exigem aumentos incomportáveis para os inquilinos. Em alguns casos, e considerando os rendimentos, os inquilinos terão de abandonar a sua casa.

Fevereiro 26, 2013

O grupo de habitação realizou mais uma sessão de esclarecimento sobre a lei das rendas. Desta vez, a convite da concelhia da Amadora, realizou-se no passado sábado uma sessão na Junta de Freguesia da Brandoa. Estiveram presentes mais de 120 inquilinos, que colocaram dúvidas e exposeram os seus casos particulares. Os inquilinos continuam a ser notificados pelos senhorios com aumentos incomportáveis.

Dezembro 26, 2012

A convite da coordenadora concelhia da Amadora, o grupo de habitação esteve presente numa sessão de esclarecimento sobre a nova lei do arrendamento. A sessão realizou-se na Junta de Freguesia da Damaia e contou com a presença de 30 pessoas residentes na zona.

Novembro 21, 2012

O Bloco de Esquerda enviou pergunta a Ministra Assunção Cristas sobre a aplicação da nova lei do arrendamento e a necessidade de considerar os rendimentos de 2012 e não os de 2011 no aumento das rendas.

Por recomendação o Bloco de Esquerda na discussão na especialidade, a proposta do governo da nova lei das rendas incorporou uma norma para que em 2012, ano de cortes salariais, o aumento das rendas fosse indexado aos rendimentos desse mesmo ano e não aos do ano anterior. O objetivo era não penalizar ainda mais os inquilinos já esmagados pelos cortes salariais.

Maio 21, 2012

O Bloco de Esquerda criou um simulador para que possas calcular o valor da tua nova renda de casa após a entrada em vigor da nova lei do arrendamento urbano, a lei dos despejos. Podes simular a tua renda neste endereço: http://esquerda.net/rendas/ 

Maio 8, 2012

No passado Sábado, dia 5 de Maio, por voltas das 16h, cerca de 150 pessoas juntaram-se em Campo de Ourique, no Jardim da Parada para se manifestar contra a nova Lei das Rendas que está em discussão na Assembleia da República.

Maio 3, 2012

A concelhia de Lisboa do Bloco de Esquerda emitiu ontem comunicado de imprensa sobre a nova lei do arrendamento urbano.

Abril 30, 2012

O grupo de moradores de campo de ourique vai organizar uma concentração contra a nova lei do arrendamento dia 5 de Maio, sábado, às 16h no Jardim da Parada em Campo de Ourique. Participa.

Abril 17, 2012

A campanha contra a nova lei do arrendamento urbano continua na rua. Temos mais sessões públicas de esclarecimento agendadas. Vê aqui as datas e locais. Participa.

Abril 11, 2012

Continuamos com a campanha contra a nova lei das rendas e com sessões de esclarecimento em vários pontos de Lisboa. Vê aqui onde estão programadas as próximas sessões.

Fevereiro 29, 2012

O Bloco de Esquerda promoveu ontem mais uma sessão de esclarecimento acerca da nova lei das rendas. Mais de 80 pessoas reuniram-se na junta de freguesia de Campo de Ourique durante mais de duas horas debateram os problemas desta nova lei e como serão afectados.

Fevereiro 16, 2012

O Bloco de Esquerda deu entrada na Assembleia da República de um projeto de resolução que altera o prazo dado pelo governo para a atualização das rendas antigas, passando para 15 anos, em vez dos cinco anos previstos na nova lei do arrendamento.