Share |

Sobre: Transportes

Julho 10, 2013

O programa "poder local" do canal TVL realizou um debate sobre transportes, convidando vários partidos. A representar o Bloco de Esquerda esteve Heitor Sousa. O video do debate pode ser visto aqui: http://tvl.pt/2013/07/08/poder-local-lisboa-os-transportes/

Janeiro 16, 2013

Os aumentos tarifários levados a cabo pelo Governo em 2013 atingem os 61,4%, de acordo com as novas tabelas de preços publicadas pelas empresas de transportes públicos da região metropolitana de Lisboa e do Porto. O Bloco de Esquerda colocou para votação a revogação destes aumentos abusivos, muito superiores ao aumento decretado pelo Governo de 0,9%.

Janeiro 15, 2013

Ação contra os aumentos nos transportes, com Ana Drago e Catarina
Martins, amanhã, quarta-feira 16 de Janeiro, às 8 horas, na estação do
Campo Grande.

Novembro 23, 2012

Quem te diz que não há alternativa à política seguida pelo Governo está a enganar-te. No sector dos transportes, os preços estão cada vez mais altos, esperamos mais tempo, o serviço é pior e preparam-se para vender as empresas públicas.

Mas há alternativas. Junta-te a nós no Fórum da Mobilidade e dos Transportes Públicos e  vem discutir um rumo alternativo.

 

Domingo, dia 25, no Hotel Florida, no Marquês do Pombal, Lisboa, a partir das 10h30 horas.

Outubro 27, 2012

No final de uma reunião com representantes dos trabalhadores do Metro de Lisboa, esta terça-feira, o deputado João Semedo acusou o Governo de obrigar os portugueses a pagar "mais por um serviço de transportes de pior qualidade" e de promover "um despedimento massivo" nesta empresa.

Setembro 26, 2012

No passado dia 29 de agosto o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) divulgou as novas regras no âmbito dos apoios nos passes para estudantes. Os alunos em Portugal tinham acesso ao passe “4-18”, mais direcionado para alunos que frequentam a atual escolaridade obrigatória, e o passe “sub-23” destinado aos estudantes do ensino superior. Vale a pena lembrar que estes passes, que tinham uma redução de 50% face ao preço regular, foram já alvo de uma diminuição por parte deste governo de 25%, com consequências graves na mobilidade destas crianças e jovens.

Setembro 26, 2012

As pessoas em Portugal já são das que mais pagam pelos transportes públicos na Europa: o passe social pesa o dobro nos rendimentos médios do que pesa em Bruxelas ou Atenas e o Metro de Lisboa é mais caro, em valores absolutos, do que o metro de Roma. Com este governo, em apenas um ano, a despesa média das famílias com os passes aumentou 100%. O “visto familiar”, inscrito no programa do governo, é uma anedota trágica.

Setembro 15, 2012

As políticas de desinvestimento no serviço público de transportes têm tido como resultado menos transportes e mais caros, menor cobertura e acessibilidade à rede, mais transbordos, pior articulação entre horários e modos de transporte, maiores tempos de espera e aumento dos tempos de viagem, a par com autocarros, elétricos e comboios sobrelotados. Tudo isto leva a uma menor atratividade dos transportes públicosa e à degradação da qualidade de vida dos seus utilizadores.

Setembro 14, 2012

Desde Agosto que temos vindo a assistir ao agravamento das medidas austeritárias de um governo que não é mais que o braço armado da troika no país. Os estudantes sofrem, também, com todas estas medidas; uma das mais recentes (e que já vinha sendo anunciada, na verdade) prende-se com o corte dos descontos para estudantes nos passes de transportes públicos.

Agosto 7, 2012

A política de Transportes Públicos deste governo tem esta originalidade: a sua razão de ser é apenas o lucro. E a médio prazo a privatização.