Share |

Sobre: educação

Junho 28, 2019

Relatório encomendado ao LNEC identificou 18 escolas do 1º ciclo e jardins de infância de Lisboa em mau estado. Vereador bloquista quer renovar parceria com LNEC para avaliar estado das 32 escolas que vão passar para gestão camarária.

Março 27, 2019

Milhares de professores marcharam este sábado pela contagem integral do tempo de serviço. Os docentes encheram as ruas de Lisboa num protesto que foi marcado por dez estruturas sindicais. Reportagem do esquerda.net com depoimentos de Mário Nogueira (secretário-geral da Fenprof - Federação Nacional dos Professores), Alexandra Vieira (professora e membro do Sindicato Professores do Norte) e Catarina Martins (coordenadora do Bloco).

Outubro 17, 2018

O reitor da Universidade de Lisboa considera que se vive uma situação de “alarme” no alojamento universitário. Declarações surgiram no mesmo dia em que se sabe que o custo médio de um quarto na capital ronda os 367 euros.

Setembro 17, 2018

Os acordos de Manuel Grilo, vereador do Bloco na Câmara Municipal de Lisboa, conseguiram que os estudantes de 1º ciclo passassem a ter um passe de transportes gratuito e que as refeições escolares não mais fossem servidas em plástico.

Maio 8, 2018

A partir do próximo ano letivo, alunos do 2ºciclo da escola pública terão acesso gratuito e universal aos manuais escolares. Em Lisboa, por iniciativa municipal do Bloco, a medida será estendida ao ensino secundário.

Janeiro 10, 2018

Vereador bloquista Ricardo Robles adiantou que a Câmara Municipal de Lisboa vai lançar, ainda este ano, um gabinete para melhorar e fiscalizar as refeições escolares. Objetivo é que “todas as crianças tenham refeições de qualidade e em quantidade”.

Dezembro 21, 2017

A proposta do Bloco para garantir manuais escolares gratuitos abrange de imediato 22 mil alunos do 5º ao 9º ano. No próximo ano letivo, o alargamento da medida até ao 12º ano vai abranger 50 mil alunos. Vereadores do PCP e CDS não votaram a favor.

Novembro 22, 2017

Na reunião do dia 21 de novembro da Assembleia Municipal de Lisboa, o Grupo Municipal do PSD apresentou uma moção intitulada “Olhar para a educação como um todo, como um verdadeiro veículo de igualdade de oportunidades” na qual pretendia travar a medida de atribuição de manuais escolares gratuitos no ensino público, assumida no acordo político entre o Bloco de Esquerda e o Partido Socialista em Lisboa.

Junho 20, 2013

A Escola Artística António Arroio é um estabelecimento de referência no ensino artístico em Portugal. Acontece que a mesma, está desde 9 de junho de 2009 a ser intervencionada pela Parque Escolar EPE, tendo como data de término contratual o dia 9 e dezembro de 2010, posteriormente prorrogado para 29 de abril de 2011.

Entretanto, conforme informação da Parque Escolar, o contrato da empreitada foi suspenso em 27 de setembro de 2012, a título sancionatório e na sequência de atrasos irrecuperáveis, por parte do empreiteiro.

Setembro 18, 2012

A deputada do Bloco de Esquerda, Ana Drago visitou, no dia 14 de Setembro, o Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres, na freguesia de São João no Concelho de Lisboa, com 3 escolas e cerca de 900 alunos, de grande diversidade cultural e social, incluindo um número significativo de alunos com necessidades educativas especiais, integrados em todos os níveis de escolaridade, do 1º ao 9º ano.