Share |

Sobre: lisboa

Agosto 28, 2017

Ricardo Robles e Sebastian Koch participaram este domingo no Fórum Socialismo 2017. O candidato do Bloco à Câmara de Lisboa e o representante do Die Linke de Berlim falaram sobre as medidas que permitem preparar as cidades para o aumento da procura turística

Maio 25, 2017

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda teve conhecimento que a “career services” do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa, apresentado no site da instituição como um “elo de contacto eficiente entre os alunos e empresas recrutadoras” divulgou uma oferta de estágio "profissional" não remunerado no Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros (CEJUR).

Maio 25, 2017

Segundo denúncias que chegaram ao grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, há trabalhadores da EGEAC que prestam a sua atividade por via de falsos recibos verdes, o que configura uma situação de transgressão à própria lei. Na verdade, segundo estas denúncias, nomeadamente relativas ao Cinema São Jorge, os trabalhadores deste espaço cultural exercem funções que correspondem a necessidades permanentes, com subordinação à EGEAC, sendo que a sua atividade, quanto ao lugar em que a mesma é exercida, ao cumprimento de horário e à periodicidade da retribuição, à luz do artigo 12.º Código do Trabalho, deve corresponder a um contrato de trabalho. Sucede que o seu trabalho se encontra errónea e ilegalmente enquadrado como prestação de serviços, encontrando-se estes trabalhadores a “falsos recibos verdes”.

Maio 3, 2017

O Hospital de Curry Cabral é um dos hospitais que pertence ao CHLC. Além do fecho das urgências durante o período de governo de PSD/CDS, o desinvestimento nos hospitais públicos é bem visível neste hospital. Uma das especialidades que funciona neste hospital é a nefrologia, sobre a qual têm chegado ao Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda denúncias e relatos de falhas graves.

Abril 6, 2017

O Bloco de Esquerda teve conhecimento de que no Centro de Saúde Alameda, integrado no ACES Lisboa Central, há crianças recém-nascidas a quem não é atribuído médico de família devido à insuficiência do número de profissionais disponíveis, sem que seja encontrada qualquer solução alternativa.

Março 21, 2017

PS chumba todas as propostas de audição da oposição e só aceita ouvir-se a si próprio. Comissões da Assembleia Municipal de Lisboa, que acompanham o processo de suspensão das obras da Segunda Circular, só vão poder ouvir Presidente da Câmara e dois vereadores do executivo.

Fevereiro 8, 2017

Foi hoje conhecida uma deliberação da Entidade Reguladora da Saúde sobre os tempos de espera a que as crianças estão sujeitas no IPO de Lisboa. Esta deliberação resulta da queixa realizada em fevereiro de 2016 por parte da uma mãe que protestou com o tempo que o seu filho teve de esperar até ser atendido para um tratamento de quimioterapia.

Segundo a queixa, a criança de 7 anos fez análises às 10h, teve consulta às 15h30 e só às 20h30 é que foi atendida para tratamento. Foram mais de 10h de espera entre as análises e a administração da quimioterapia.

Fevereiro 7, 2017

A questão dos Bolseiros de Investigação no Instituto Superior de Agronomia (ISA), da Universidade de Lisboa, já foi objeto de notícias na comunicação social e de preocupação da própria Assembleia da República com interpelações e perguntas ao ministro da tutela. Acontece que, depois de respostas inconclusivas a essas perguntas, se mantém a situação original e se agrava com o tempo perdido a precariedade.

Janeiro 24, 2017

A Escola Básica Luís de Camões, sede do agrupamento Luís de Camões em Lisboa, necessita, reconhecidamente, da construção de novos espaços e estruturas essenciais ao seu bom funcionamento.

A direção do agrupamento e a associação de pais e encarregados de educação têm vindo a contactar o Ministério da Educação para que as obras se iniciem o mais rapidamente possível sem que, até ao momento, tenham obtido qualquer resposta.

Janeiro 5, 2017

O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa tem vindo a deparar-se com dificuldades relacionadas com a falta de pessoal, sendo que, de acordo com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) chegam a ocorrer situações em que mais de 40 utentes ficam a encargo de um único enfermeiro/a. Por outro lado, registam-se também mais de 10 mil horas de trabalho extraordinário, cujo pagamento está em atraso

Dezembro 15, 2016

Os artigos 40.º a 54.º da Lei de Bases do Património Cultural (LBPC) definem os procedimentos obrigatórios para autorização de venda e/ou intervenção em património imóvel classificado, seja o imóvel propriedade pública ou privada. Quando o mesmo se encontra dentro de uma Zona Especial de Proteção, a lei garante a proteção da fachada do edifício, mas permite «as obras de mera alteração do interior» (número 5 do artigo 43.º).

Setembro 30, 2016

O antigo Convento dos Caetanos, onde está sediada a Escola de Música do Conservatório Nacional desde 1836, é há largos anos apontada como uma das escolas necessitada de intervenção urgente e aprofundada, dada a degradação do edifício. Basta, como exemplo, recordar que há duas décadas que o Salão Nobre desta escola, uma das melhores e mais bonitas salas para concertos do país, está sustentado com traves de apoio provisórias devido ao risco de as bancadas ruírem.

Setembro 13, 2016

A primeira sessão da Assembleia Municipal de Lisboa, depois da interrupção em agosto, não poderia passar ao lado do assunto da 2ª Circular. O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda apresentou uma recomendação sobre este tema, procurando valorizar os recursos humanos da Câmara e limitando a contratação externa, e deixou uma proposta em cima da mesa, a ser analisada brevemente, para a constituição de uma comissão eventual de inquérito sobre este caso.

Outubro 22, 2012

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda realizará as suas próximas Jornadas Parlamentares no concelho de Lisboa, nos dias 22 e 23 de outubro, com diversas visitas e reuniões de trabalho, sob o tema “Crise e recessão: propostas para salvar a economia”.