Sobre: sociedade

Junho 29, 2019

A 20ª Marcha do Orgulho LGBTI de Lisboa teve uma afluência recorde de 50 mil pessoas. Um mar de gente encheu as ruas contra a discriminação num ambiente de festa e de protesto. Catarina Martins saudou as conquistas de 20 anos de luta e considerou que o importante agora é concretizá-las no dia-a-dia.

Junho 27, 2019

Na apresentação do novo plano municipal para os sem-abrigo, Manuel Grilo assumiu o objetivo de nos próximos dois anos retirar da rua e garantir habitação para as mais de 350 pessoas que atualmente dormem nas ruas da capital.

Junho 26, 2019

No próximo fim-de-semana, a Festa da Diversidade estará de volta na Ribeiro das Naus. O evento, que conta já com 20 anos de existência, procura ser um palco da luta contra o racismo, de combate contra a invisibilização das comunidades racializadas e pela afirmação da diversidade étnica e cultural sociedade portuguesa.

Junho 19, 2019

A realidade volta a confirmar aquela que é a frase mais reveladora da nossa incapacidade, enquanto sociedade, de erradicarmos este flagelo social que é a violência doméstica, o crime que mais mata em Portugal. Só em 2019 já se somam 18 vítimas mortais em contexto de violência doméstica. A maior parte destas vítimas, 16, são mulheres, confirmando-se que é um crime que carrega a marca de género. Nos últimos 15 anos já morreram mais de 500 mulheres às mãos da violência machista. Uma média de 35 mulheres assassinadas por ano.

Maio 19, 2019

A Biblioteca-Museu República e Resistência, especializada nas áreas do republicanismo e resistência ao fascismo, vai encerrar portas a 15 de junho. Desconhece-se ainda o destino final do seu acervo de mais de 50 mil obras.

Maio 16, 2019

Movimento "Stop Torre 60m Portugália" insurge-se contra projeto de uma torre em Lisboa que "descaracteriza" e cria "uma violenta área de sombra" na zona da Avenida Almirante Reis. Consulta pública do projeto foi prolongada até 24 de maio e já pode ser feita online. Nos próximos dias haverá também dois debates abertos ao público.

Abril 8, 2019

Às 15 horas, houve uma concentração no Campo Pequeno. Às 16, iniciou-se a marcha em direção ao parlamento, passando pela Av. da República, pelo Saldanha, pelo Marquês de Pombal e pelo Rato. Em frente ao parlamento, houve microfone aberto para os projetos inscritos, assim como um momento musical com Fast Eddie Nelson. O objetivo dos atos foi dar palco à defesa dos direitos dos animais.

Março 27, 2019

Reportagem do esquerda.net na manifestação da greve climática estudantil, em Lisboa. O protesto decorreu em 27 cidades portuguesas e por todo o mundo, num protesto internacional que juntou milhões de jovens na exigência de justiça climática e um combate efetivo às alterações climáticas.

Com declarações de Pedro Loução (da organização da Greve Climática Estudantil), João Costa (do coletivo Climáximo), João Camargo (ativista e investigador em Alterações Climáticas) e Catarina Martins (coordenadora do Bloco).

Março 22, 2019

O vereador do Bloco na Câmara de Lisboa, Manuel Grilo, defendeu esta sexta-feira que as vedações como a que propõe o PS para o Miradouro de Sta. Catarina (Adamastor) “são a resposta fácil aos problemas, sem atacar realmente a raiz da eventual insegurança”. CDS e PSD viabilizaram a proposta de Fernando Medina.

Março 22, 2019

Esta quinta-feira, o Dia Internacional contra a Discriminação Racial foi assinalado em Lisboa com uma concentração no Largo de São Domingos. A iniciativa juntou mais de uma centena de pessoas por “nem menos, nem mais, direitos iguais”. José Manuel Pureza defendeu que “é necessário combater o racismo institucionalizado”.

Fevereiro 3, 2019

Várias dezenas de lisboetas protestaram este sábado contra a construção de contentores na Praça do Martim Moniz. O Bloco de Lisboa também esteve presente para dizer que “a praça não quer contentores, quer espaço aberto para as pessoas”.

Janeiro 5, 2019

Faleceu Graça Tomé, jurista e ativista social. Era companheira do militar de Abril Mário Tomé. O funeral realiza-se no próximo domingo para o cemitério do Alto de São João, em Lisboa.

Setembro 10, 2018

Médica cirurgiã nascida em Cabo Verde, lutou pela libertação das ex-colónias portuguesas, foi militante feminista e a primeira cabeça-de-lista negra nas eleições em Portugal. Fundadora do Bloco de Esquerda, morreu este sábado aos 69 anos de idade.

Abril 23, 2018

No final de uma reunião com inquilinos da Fidelidade, o vereador do Bloco na Câmara de Lisboa, Ricardo Robles, informou que os moradores, sob ameaça de despejo, vão apelar a autarquias e Parlamento, uma vez que "o seu direito à habitação está posto em causa”.