Share |

Torre de Picoas: voltaram a triunfar os interesses imobiliários

Os grupos municipais do PS, Cidadãos  por Lisboa, e PNPN (Grupo de Cidadãos eleitores Parque das Nações por Nós) aprovaram hoje na Assembleia Municipal de Lisboa a proposta que entrega ao promotor imobiliário da Torre de Picoas uma faixa de passeio da Avenida Fontes Pereira de Melo e uma boa parte da via pública da Avenida 5 de Outubro.

A polémica em torno desta obra instalou-se quando o Bloco de Esquerda denunciou que o promotor ocupou ilegalmente parte do passeio público da Avenida Fontes Pereira de Melo, depois do executivo liderado por Fernando Medina tentar passar uma desafectação desta parcela de terreno sem revelar que já estava efetivamente ocupada. O Bloco de Esquerda denunciou o tratamento de  excepção que a Câmara Municipal de Lisboa atribuiu a esta operação imobiliária, entregando parte de terrenos públicos para beneficiar a rentabilidade do investidor.

A lógica do urbanismo submetido aos interesses imobiliários subverte o princípio do direito à cidade e do interesse público. Votámos e votamos contra.

Notícias relacionadas:

Torre de Picoas: denúncia do Bloco prova falhas graves de segurança

Torre em Picoas: Denúncia do Bloco encaminhada ao Ministério Público

A torre da discórdia