Nesta quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017, realizou-se o plenário da concelhia de Lisboa do Bloco de Esquerda, que indicou Ricardo Robles para cabeça de lista à Câmara Municipal de Lisboa.
O nome de Ricardo Robles foi aprovado por 84% dos militantes presentes no plenário a favor, com 6% contra, 7% de abstenção e 3% brancos. Na próxima sexta-feira, a Coordenadora Distrital de Lisboa do Bloco irá ratificar o nome do candidato à Câmara de Lisboa.
Ricardo Amaral Robles nasceu em 20 de maio de 1977, está recenseado na freguesia de Santo António em Lisboa, é engenheiro civil, especialista em reabilitação urbana e eficiência energética.
Membro fundador do Bloco de Esquerda, é Coordenador da Concelhia de Lisboa do Bloco de Esquerda desde 2005 e líder da bancada do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Lisboa desde 2013.
Em 1997, participou na candidatura autárquica “Esquerdas Unidas por Lisboa” (coligação PSR/Política XXI) encabeçada por Francisco Louçã, tendo participado em todas as campanhas autárquicas em Lisboa desde a fundação do Bloco de Esquerda, (campanhas em que foram candidatos Miguel Portas, José Sá Fernandes, Luís Fazenda e João Semedo).
Assumiu pela primeira vez o cargo de deputado municipal em 2009, em regime de rotatividade. Foi eleito diretamente para a Assembleia Municipal de Lisboa pela primeira vez em 2013.
Foi ativista estudantil contra a praxe e as propinas e dirigente da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, em 1999/2000.
No próximo sábado, o Bloco de Esquerda realiza a sua conferência autárquica.