Vídeos

Milhares de professores marcharam este sábado pela contagem integral do tempo de serviço. Os docentes encheram as ruas de Lisboa num protesto que foi marcado por dez estruturas sindicais. Reportagem do esquerda.net com depoimentos de Mário Nogueira (secretário-geral da Fenprof - Federação Nacional dos Professores), Alexandra Vieira (professora e membro do Sindicato Professores do Norte) e Catarina Martins (coordenadora do Bloco).

Reportagem do esquerda.net na manifestação da greve climática estudantil, em Lisboa. O protesto decorreu em 27 cidades portuguesas e por todo o mundo, num protesto internacional que juntou milhões de jovens na exigência de justiça climática e um combate efetivo às alterações climáticas.

Com declarações de Pedro Loução (da organização da Greve Climática Estudantil), João Costa (do coletivo Climáximo), João Camargo (ativista e investigador em Alterações Climáticas) e Catarina Martins (coordenadora do Bloco).

Uma pequena resenha histórica do Bloco de Esquerda no seu vigésimo aniversário.

Câmara Municipal

Câmara Municipal
Janeiro 14, 2020 10:28 AM

Lisboa começa o ano em contradição. Hoje, a cidade não sabe o impacte que tem o aeroporto atual, tanto a nível de poluição sonora como de partículas. Por incrível que pareça, prepara-se mesmo assim para expandir em mais de 30% a sua capacidade.
 

Enquanto se celebra com plantação de árvores a conquista do galardão de capital verde europeia, na prática ignora-se a prevenção mais básica para assegurar a saúde pública na cidade. Isto, infelizmente, é feito à revelia do que foi aprovado, por unanimidade em reunião de Câmara Municipal de Lisboa.

Câmara Municipal
Outubro 17, 2018 04:28 PM

Saiba mais sobre o vereador do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal de Lisboa.

Câmara Municipal
Abril 7, 2022 10:56 AM

Mais de 50 pessoas estiveram presentes na sessão pública promovida este domingo pelo Bloco/Lisboa sobre a Almirante Reis, a ciclovia e a reabilitação de toda a avenida.

Câmara Municipal
Março 19, 2021 03:18 PM

Nas eleições autárquicas deste ano em Lisboa, Beatriz Gomes Dias promete bater-se por “uma cidade que não esteja ao serviço dos interesses de alguns, mas que seja verdadeiramente a cidade de todos e todas”.

Câmara Municipal
Novembro 7, 2019 04:18 PM

Depois de receber várias queixas de munícipes, o Bloco de Esquerda conferiu que a Praça de São Paulo, junto ao Cais do Sodré e pertencente à freguesia da Misericórdia,  se encontra "ocupada" por várias estruturas ligadas à WebSummit. Tendo em conta a falta de informação a quem vive e trabalha na zona e às consequências nefastas na privatização, mesmo que temporária, de um espaço público, o Bloco de Esquerda enviou um requerimento ao Presidente da CML, Fernando Medina, que reproduzimos abaixo.

Câmara Municipal
Outubro 25, 2019 02:48 PM

A presente situação é insustentável. Considerando que, no quadro da transferência de competências, todas as escolas de Lisboa poderão estar sob a tutela do município em Janeiro de 2020, precisamos de agir já. Apesar de não ter o pelouro que tem a competência da contratação de recursos humanos, o Bloco de Esquerda propõe uma resposta imediata e de urgência por parte da CML.

Câmara Municipal
Outubro 17, 2019 03:40 PM

Esta quinta-feira na reunião privada de Câmara Municipal de Lisboa, 3 propostas importantes para Fernando Medina e o PS Lisboa iam a votos. 

As 3 propostas foram adiadas pelos proponentes por falta de maioria de votos para aprová-las. Também não é surpresa que estas propostas têm sido alvo de contestação pública. O Bloco explica aqui a sua posição em relação às 3 propostas. O Bloco reitera a sua disponibilidade para discutir alternativas que contribuam para uma cidade transparente, que responde à crise da habitação e que mantenha as contas certas.

Adere ao Bloco

Acordo CML