Share |

Manuais escolares do 3º ao 7º ano vão-se manter inalterados

“A partir do ano letivo de 2018-2019 é suspenso o processo de adoção de novos manuais escolares nas disciplinas do 3.º, 7.º anos de escolaridade do ensino básico”, lê-se no despacho do Governo publicado esta terça-feira em Diário da República.

O despacho, segundo a Lusa, estipula também que, a partir do próximo ano letivo, “é suspenso o processo de adoção de novos manuais escolares na disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano de escolaridade dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário”.

Para as famílias, só o manual de Biologia e Geologia do 11.º ano pode custar mais de 30 euros.

Os manuais destinados aos alunos do 1.º ciclo que frequentam escolas públicas são gratuitos para as famílias, porque esse custo passou a ser suportado pelo Estado.

No próximo ano letivo, também as famílias com alunos no 2.º ciclo da escola pública vão passar a receber livros escolares, conforme inscrito no Orçamento do Estado para 2018, aprovado por Bloco, PS, PCP/PEV e PAN.

Até ao final da legislatura, todos os alunos das escolas públicas deverão ter manuais gratuitos.

Alunos de Lisboa com manuais escolares gratuitos por iniciativa do Bloco

Uma das bandeiras da campanha bloquista para a Câmara Municipal de Lisboa foi aprovada pelo executivo municipal em dezembro de 2017, com as abstenções dos vereadores do PCP e do CDS e os votos contra do PSD.

A gratuitidade dos manuais escolares abrange neste ano letivo os alunos das escolas públicas do concelho que frequentam o 2º e o 3º ciclo. No ano letivo 2018/2019 a medida será estendida até ao 12º ano.  

Artigo originalmente publicado em Esquerda.net a 8 de Maio, 2018 - 12:34h