Share |

Passes gratuitos e fim do plástico nas escolas em Lisboa

Fotografia: Manuel Grilo/Twitter. “O almoço de hoje foi na Escola do Castelo, para comprovar as enormes mudanças que já foram conseguidas desde o início de mandato. Onde antes havia 50ton anuais de plástico, insatisfação e desperdício, há hoje pratos de loiça, crianças a comer e famílias satisfeitas.”, afirma o vereador.

A Câmara Municipal de Lisboa assinou com várias entidades um protocolo que pretende melhorar a qualidade das refeições servidas nos jardins-de-infância e nas escolas de primeiro ciclo do município. Com ele, não haverá refeições frias nem pratos, talheres e copos de plástico e a comida passa a ser decidida por nutricionistas. Assim, a autarquia reduz a pegada ecológica “em cerca de 50 toneladas de plástico não reciclável por ano”.

Antes desta decisão, as doses individuais eram preparadas por uma empresa, guardadas em cuvetes de plástico e armazenadas a quatro graus. Posteriormente, eram reaquecidas a 79 graus, postas em caixotes e enviadas para as escolas, onde já não podiam ser aquecidas. As queixas eram mais frequentes no inverno, já que a comida chegava frequentemente fria. “Uma revolução nas refeições das crianças de Lisboa”, afirma Manuel Grilo.

Os cartões Navegante Escola passaram também a ser distribuídos. São simultaneamento cartão de aluno e passe de transportes públicos. Até ao final do ano, todos os alunos de 1º ciclo receberão um cartão, estando a ser estudado o alargamento, no próximo ano, para o 2º e o 3º ciclo, e eventualmente para o secundário.

Artigo originalmente publicao em Esquerda.net