Uma delegação do Bloco de Esquerda (Ana Abreu, autarca na Freguesia de Penha de França, Helena Pinto, da Concelhia de Lisboa, José Casimiro, autarca na Assembleia Municipal e Mamadu Ba, Gabinete Municipal de Lisboa) foram recebidos na 2.ª feira, dia 24 de Setembro na Cáritas Diocesana de Lisboa, pelo seu Presidente, José Frias Gomes e por Alberto Choco, membro da Direcção.
O encontro realizou-se a pedido do Bloco de Esquerda no âmbito da Campanha contra a Pobreza. Tratou-se de vários assuntos relacionados com a situação social no concelho e registou-se uma grande convergência de opiniões sobre a situação dramática que atinge milhares de pessoas. A Cáritas informou sobre os Projectos e mecanismos de que dispõe para apoiar situações de pobreza, como sejam as "lojas sociais" e o Fundo "Igreja Solidária", meios estes que não conseguem fazer face ao crescente número de pedidos de apoio.
Os atendimentos realizados subiram exponencialmente este ano (cerca de 52%), dos quais 75% correspondem a novas situações de pobreza, pessoas e famílias que recorrem pela primeira vez à Cáritas. Registam também muitos pedidos de instituições do Estado como sejam os Hospitais e as Prisões, que não conseguem corresponder aos pedidos dentro dos próprios serviços.
É de salientar o número significativo de famílias monoparentais femininas com filhos e filhas e o número crescente de situações de famílias que deixaram de conseguir pagar a prestação da habitação ao Banco. Como nos foi dito a situação mudou, "não se trata de situações de sobreendividamento, mas sim de falta de rendimento". Manifestaram também uma grande preocupação pelo número de desempregados e pela percentagem (40%) daqueles e daquelas que não recebem subsídio de desemprego.
Este encontro foi o primeiro junto de instituições e organizações não governamentais que o Bloco de Esquerda irá realizar nos próximos meses de modo a conhecer em concreto a situação social da população do concelho de Lisboa, que culminará com uma Audição Pública na Assembleia Municipal, onde serão apresentadas as propostas concretas na área das políticas sociais públicas.