A Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Lisboa organizou o segundo debate do Ciclo de Ideias para Lisboa, na passada quarta-feira, dia 20 de Março, pelas 21H, na Biblioteca da Junta de Freguesia de Anjos.
O tema escolhido para debater foi “Associativismo e Educação”. Foram convidados como oradores, José Gema, associativista e Helena Amaral, professora do 1º ciclo.
Que ideias para a Lisboa? O Associativismo e a Educação são campos que, atualmente, parecem estar desligados na atuação da Câmara Municipal de Lisboa.
Falar de educação é sempre uma questão nacional. O currículo é nacional mas, no que diz respeito às escolas do 1º ciclo, a gestão é da responsabilidade das autarquias. Por isso, torna-se pertinente analisar os desafios que surgem, com a escola a tempo inteiro, que aumentou o horário dos alunos de cinco para sete horas diárias. A falta de planeamento na delegação de competências fez com que as respostas encontradas não fossem as melhores soluções. A adjudicação, a empresas de gestão privada, do fornecimento de refeições, do transporte escolar e da gestão das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) alterou o paradigma da gestão da escola pública, criando a necessidade de tornar a exploração destes serviços numa actividade lucrativa, excluindo desse espaço as associações e colectividades que garantiam uma maior ligação com a comunidade.
Nesta perspectiva, foi defendida a importância de assegurar a consolidação das associações de carácter popular, abrir espaços de participação destas nas escolas, promovendo assim um maior enraizamento das escolas na comunidade.
Estas e outras problemáticas foram o mote para um debate rico e estimulante sobre como podemos construir a nossa política autárquica na cidade de Lisboa.