Concelhia de Lisboa inicia Ciclo de Ideias para preparação do Programa Eleitoral Autárquico

Decorreu ontem o primeiro do Ciclo de debates que a concelhia de Lisboa do Bloco de Esquerda vai organizar durante o primeiro semestre de 2013, visando aprofundar e alargar o debate, sobre temas que possam de alguma forma, contribuir para a elaboração do programa eleitoral autárquico.

O primeiro tema do "Ciclo de Ideias para Lisboa"  era a "Modernização Administrativa, Sociedade da Informação e Administração Aberta". Nos tempos da Web 2.0, das redes sociais, do open government, do crowdsourcing, entre muitos outros domínios, como pode uma autarquia como Lisboa tirar todo o partido e mais algum das TIC para melhor gerir o município e a sua relação com os cidadãos? Como pode impulsionar a transparência, a participação e a colaboração com os cidadãos? Haverá espaço para, num contexto de forte crise e de contenções orçamentais, apostar nestes domínios?

Contou com a presença de:Carlos Santos - Dirigente do Bloco de Esquerda, Editor do *Esquerda*

Gonçalo Caseiro - Eng informático, estudante de doutoramento, com experiência das áreas de modernização administrativa, compras públicas e serviços partilhados
Luís de Sousa - Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC)
Mariana Avelás - Ativista

Em jeito de tertulia e durante pouco mais de uma hora os quatro convidados lançaram os temas que suscitaram depois um conjunto de intervenções dos presentes, o que animou bastante o debate, moderado pelo João Vasconcelos e que terminou já cerca da meia noite.

Em debate estiveram temas tão importantes como a participação dos cidadãos na sociedade e nos movimentos sociais, a vida democratica das autarquias e o papel dos eleitos, a actual organização administrativa ( virtudes e defeitos), a globalização da informação e as cidades digitais, entre outros.
Várias foram as propostas concretas que foram apresentadas e que poderão vir a integrar Programa Eleitoral para Lisboa.