Share |

"A Horta do Monte tem de continuar"

Nota do candidato à Câmara Municipal de Lisboa, João Semedo, na sua página facebook sobre os acontecimentos de hoje na Horta do Monte depois de uma carga policial sobre alguns dos responsáveis pela horta coletiva.

"Os acontecimentos que ocorreram hoje na Horta do Monte são lamentáveis e constituem um exemplo da pior maneira de governar uma cidade. A utilização da violência policial é deplorável e apenas serviu para radicalizar um diferendo que, do meu ponto de vista, pode ser ultrapassado através da participação de todas as partes na tomada de decisão. Por isso, penso que é imprescindível que a Câmara abra um inquérito sobre os acontecimentos desta manhã e apure responsabilidades. 

O diálogo a tempo e horas será para nós sempre melhor do que retro-escavadoras às seis da manhã. Propostas de entendimento serão sempre melhores do que factos consumados.

As pessoas que fazem o projecto da Horta do Monte trabalham há seis anos, no quadro de enormes limitações e nenhum apoio, para qualificar um terreno votado ao abandono há demasiado tempo. É fundamental que sejam ouvidos na implementação das soluções para aquele espaço. Digo-o com a convicção de que a participação não é um entrave, não é um bloqueio, é o caminho mais rápido para as melhores soluções.

A criação de um jardim naquela zona é uma obra imprescindível que já deveria ter sido implementada há muito tempo. Não há nenhuma razão para que estes dois projectos não possam ser conciliados. O trabalho da Horta do Monte tem um potencial pedagógico enorme e a sua combinação com um espaço de lazer só aumenta esse potencial. Por isso, defendemos que o projecto para o Jardim-miradouro deve incluir um espaço que permita à Horta do Monte prosseguir o seu trabalho, no quadro da lógica que lhe tem dado sentido.

Assim, o apelo que faço é para que o diálogo seja retomado e que a Câmara garanta que, após a requalificação daqueles terrenos, será assegurado um espaço para que a Horta do Monte possa continuar a existir. Defendo ainda que a Câmara deve potenciar ao máximo a existência deste espaço e deste projecto, nomeadamente no apoio a actividades em conjunto com as escolas circundantes e os moradores em geral."