Newsletter | Coordenadora Concelhia | 12/05/2015

Olá camarada,

Como deves estar a acompanhar, o governo neste final de mandato está profundamente empenhado em privatizar em tempo recorde todas as empresas e serviços públicos que consiga, como a TAP, o Oceanário ou os transportes. Em Lisboa teremos de responder à privatização dos transportes públicos que terá consequências graves como sejam a redução de carreiras e aumento dos tempos de espera, a degradação dos serviços, o aumento dos preços ou o despedimento de trabalhadores. O Bloco entregou no dia 4 de Maio uma providência cautelar ao Supremo Tribunal Administrativo para parar o processo, mas esta luta irá exigir uma mobilização forte dos cidadãos para qual te iremos mantendo informado/a. Podes consultar aqui um dossier aprofundado sobre estas privatizações.

A caminho das eleições legislativas, a Coordenadora Concelhia achou importante começarmos já uma reflexão aberta sobre “de que campanha precisamos para responder à austeridade e afirmar uma alternativa”. Esse será o tema do próximo plenário de aderentes, dia 25 de Maio, às 21h, na sede do Rato. Nele procuraremos discutir a atual situação política e começaremos a pensar a campanha legislativa, as melhores formas de envolver os militantes e as pessoas da cidade, as melhores estratégias para levarmos as nossas propostas a milhares de lisboetas e a capacidade de termos o Bloco na rua, com dinâmica ativista e capacidade de mobilização.

Ainda sobre a campanha legislativa, o Bloco irá organizar no próximo dia 21 de Junho uma Conferência Nacional para discussão e aprovação do seu programa eleitoral. A Conferência é aberta a todos e todas as militantes e a independentes e podes consultar todas as informações em www.bloco.org. Em breve estará também online um website de construção do programa eleitoral, para onde poderás enviar os teus contributos e propostas.

Ainda neste percurso, a Coordenadora Concelhia irá organizar ao longo dos próximos meses “retratos de Lisboa em tempo de austeridade”, através dos quais visitaremos bairros, associações, coletivos, escolas, etc., que viram as suas condições e funcionamento degradarem-se depois destes anos de austeridade. Todas as visitas e contactos serão publicitados no Facebook da Concelhia. Envia-nos as tuas sugestões de visita e participa nas que puderes.

Ainda para a agenda, os jovens de Lisboa do Bloco organizam-se no próximo dia 22 de Maio, sexta-feira, uma sessão de cinema e uma festa na sede do Rato. Esta será a primeira iniciativa de um ciclo de debates e cinema que ocupará a sede do Rato nos próximos meses.

Os próximas meses exigirão muita da nossa energia militante e capacidade de mobilização. Vamos a isso?

A Coordenadora Concelhia de Lisboa do Bloco de Esquerda