Share |

Segurança Social cada vez mais longe da população

Governo fecha serviços de atendimento ao público

Desde Junho que têm vindo a fechar os serviços de atendimento ao público da Segurança Social na cidade de Lisboa: Alameda, Avenida Estados Unidos da América e Pedralvas (Benfica). No Areeiro os atendimentos são feitos através de marcação prévia via telefone, sendo que o custo da chamada é suportado pelos utentes e neste momento as marcações só são possíveis para a segunda quinzena de Agosto. É aqui, no Areeiro, que funciona o único Posto de Tesouraria.  

Nas Lojas do Cidadão há pessoas que esperam na fila desde as 5 horas da manhã para conseguirem ter acesso à senha que lhes garantirá o atendimento nesse dia.

Acresce a esta situação que se  entrou na época da prova escolar para atribuição de abono de família, o que só pode ser feito pela internet. Quem não tem acesso tem que ir para a fila do atendimento geral, para pedir uma senha ao balcão, que será enviada pelo correio e depois voltar ao calvário da fila no atendimento presencial.

A Concelhia de Lisboa do Bloco de Esquerda denuncia esta situação inqualificável de desprezo pelos cidadãos e cidadãs que mais sofrem a crise social. O Governo e o ministro Mota Soares corta nos apoios sociais e reduz um serviço público fundamental dificultando o acesso aos serviços da segurança social.

Esta é a "política social" do Governo, fechar a porta a quem mais precisa!