Share |

DIA MUNDIAL PELA ELIMINAÇÃO DA POBREZA

DIA MUNDIAL PELA ELIMINAÇÃO DA POBREZA ASSINALADO PELO BLOCO DE ESQUERDA

A CONCELHIA DE LISBOA E GRUPO MUNICIPAL LANÇAM CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO E DENÚNCIA

 Comemora-se hoje por todo o Mundo o Dia pela Eliminação da Pobreza. Este dia serve para colocar na agenda política o problema crescente da pobreza que alastra pelas populações dos vários continentes, evidenciando o falhanço das declarações das cimeiras mundiais. A política e a economia não estão ao serviço das pessoas e a crise financeira mundial aumenta o número de pobres e de excluídos socialmente.

 No nosso país, dois dias depois de ter sido apresentado o Orçamento do Estado para 2013, é fundamental denunciar as situações de pobreza crescente que atingem largos setores da população.

 Aos dois milhões de pobres que em 2010 existiam no nosso país, todos os dias se juntam mais famílias, fruto do desemprego, dos cortes nas políticas sociais, do aumento desenfreado de impostos, dos transportes e de todos os bens essenciais. As desigualdades que já constituem um problema sério, acentuar-se-ão de forma crítica.

 O Orçamento do Estado para 2013, não resolve nenhum problema, não retira da pobreza uma só pessoa, confirma o caminho do empobrecimento geral e da exclusão social.

 A SITUAÇÃO EM LISBOA

Lisboa é um concelho onde o desemprego aumenta, onde os jovens não conseguem entrar no mercado de trabalho, onde os idosos e idosas cada vez estão mais isolados, cada vez mais pessoas vivem na rua e centenas de famílias não conseguem pagar os empréstimos aos bancos e as rendas de casa.

 A mobilidade em Lisboa, capital do país, retrocedeu em oferta e qualidade e o preço dos passes é incomportável para as famílias e excluiu os idosos e os estudantes.

 Aumentam os pedidos de apoio às organizações não-governamentais, pedidos de alimentação e de apoio financeiro para pagar a luz, a água e o gás, cujo fornecimento já foi cortado.

 Nos bairros sociais as dificuldades aumentam todos os dias e o Governo persiste em querer aumentar as rendas de uma forma brutal e desproporcionada.

 É esta a realidade que a Concelhia de Lisboa e o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda têm encontrado nos contactos e visitas que têm realizado no âmbito da Campanha contra a Pobreza que está a ser desenvolvida no concelho.

 É preciso derrotar este Orçamento do Estado que esquece os mais pobres. E a Câmara Municipal de Lisboa não pode ser insensível a este problema, pelo que deve encontrar os meios para minorar as situações de pobreza na Cidade. Impõe-se o reforço do Fundo de Emergência Social, que é manifestamente insuficiente e os atrasos na sua aplicação são incompreensíveis e insustentáveis na grave situação social que se vive em Lisboa. A sua aplicação é urgente e deve ser transparente e rigorosa.

 O Bloco de Esquerda, no âmbito desta campanha realizará uma audição pública na Assembleia Municipal para apresentação das propostas que apresentará à Câmara Municipal.

Nas próximas semanas prosseguem os contactos com associações e visitas, é lançado um vídeo sobre a situação social de Lisboa e promovidas ações de contacto com a população.

 O Bloco de Esquerda saúda todos e todas que todos os dias lutam contra a pobreza na Cidade de Lisboa

 17 de Outubro de 2012

A Concelhia de Lisboa

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda