Esta resposta municipal terá a sua morada no Mercado Forno de Tijolo, na freguesia de Arroios, e incluirá respostas sociais por parte das associações espaços de co-work, gabinetes de atendimento especializados e ainda uma sala para iniciativas e espetáculos abertos ao público.
O espaço será partilhado pelos dois Centros Municipais, correspondendo o primeiro a um espaço para as comunidades LGBTI, em que funcionará uma rede de partilha de informação, e respostas de apoio em várias áreas, atendimento para vítimas de discriminação, com base na orientação sexual e/ou identidade de género, um espaço de cultura e encontro de e para as associações.
O segundo espaço corresponderá a um local de encontro e cooperação entre as diversas organizações que intervêm na área da interculturalidade, assim como na resposta social a migrantes e refugiados.
Esta proposta, incluída no seu acordo para a governação da cidade entre PS e Bloco, será inserida no coração de Lisboa. Arroios é uma freguesia reconhecida como sendo a freguesia mais diversa de Lisboa, contando com mais de 90 nacionalidades a viver, trabalhar ou frequentar a zona. Para assegurar esta localização fundamental para as respostas na área da interculturalidade, da diversidade e no combate às exclusões, relevamos a enorme disponibilidade da Junta de Freguesia para acolher esta resposta tão necessária na cidade.
Há muito que este espaço é desejado pelas associações, num modelo existente em vários países e que se tornará fundamental para as comunidades, a freguesia de Arroios e a cidade de Lisboa.