Share |

Livrarias emblemáticas ameaçadas de despejo

As livrarias Olisipo e Artes e Letras, ambas no Chiado, correm o risco de fechar definitivamente em Agosto por intimação de despejo do proprietário. Com a aplicação da nova lei das rendas estas livrarias emblemáticas de Lisboa irão certamente encerrar. De acordo com notícia do jornal público o proprietário da livraria Olisipo, José Vicente, pondera até acorrentar-se à porta quando a ordem de despejo ocorrer.

As indemnizações propostas pelo proprietário são de 4000 euros para a Olissipo e cerca de 10ooo euros no caso da Artes e Letras. Os responsáveis das livrarias declaram que estes valores não chegam sequer para pagar de indemnização aos trabalhadores que terão de despedir. Para além das livrarias, no mesmo prédio, funcionam também outros estabelecimentos como restaurantes e uma pensão, que se queixam do senhorio nunca ter feito obras no prédio.

O dono da livraria Olissipo declarou que "até já falou com a ministra Assunção Cristas sobre o seu caso, mas não viu abertura da parte dela".

A nova lei das rendas está a conduzir ao fecho massivo de espaços comerciais em Lisboa, gerando desemprego e desertificando a cidade.