Share |

Maternidade Alfredo da Costa não pode fechar

 

A Maternidade Alfredo da Costa (MAC) é a maior maternidade do país, mas é,

sobretudo, um local especializado na saúde das mulheres. Ao longo dos anos tem

acumulado saber e experiência e, com muita dedicação dos seus profissionais, tornou-se um serviço de excelência e uma referência nos cuidados de saúde das mulheres e das crianças recém-nascidas.

 

Ao longo dos anos, milhares e milhares de cidadãos e cidadãs nasceram naquele local e as mulheres que recorreram aos seus serviços sabem como foram acolhidas e tratadas.

 

Vem agora o Governo, através do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central anunciar o encerramento da MAC até ao final do ano, comunicando que as equipas vão ser transferidas para o Hospital D. Estefânia. Tudo isto por uma imperativa “necessidade absoluta de reduzir custos, evitando o mais possível a existência de redundâncias”.

 

É caso para perguntar: a que custos se refere o Governo? Aos custos para a saúde das mulheres e para os recém-nascidos? E que redundâncias? Portugal não conseguiu chegar ao topo da qualidade da saúde materno-infantil a pensar em “redundâncias”, mas sim, colocando a saúde em primeiro lugar.

 

Quando o Governo manifestou intenção de encerrar a MAC não se fizeram tardar as manifestações de desagrado e a firme disposição de milhares de pessoas de lutarem pela Maternidade.

 

O Governo, que na altura invocou razões no sentido de “melhorar a qualidade da

assistência materno-infantil na região de Lisboa”, ficou isolado e foi desmascarado nos seus argumentos.

 

Hoje estão absolutamente claras as razões deste encerramento: “poupar” reduzindo e desmantelando os serviços públicos de saúde.

 

A Concelhia de Lisboa do Bloco de Esquerda está solidária com todos os profissionais de saúde da Maternidade Alfredo da Costa que fazem do seu trabalho, no dia-a-dia, um serviço público de qualidade.

 

A Concelhia de Lisboa do Bloco de Esquerda apela à mobilização das mulheres e

da população pela defesa da MAC. A Saúde não é um negócio e não está à venda a

retalho!

A Concelhia de Lisboa do Bloco de Esquerda

email: lisboa@bloco.org

site: lisboa.bloco.org